Parece complicado e difícil de aceitar. Mas a era digital no Detran-DF chegou para nos aliviar das tormentosas filas e pessoas que nos iludiam na hora de comprar ou vender um veículo. Quem nunca foi vítima? Para entender melhor e assimilar todas estas novidades que podem ser acessadas na palma da mão, o Blog da Zuleika foi conversar com o dinâmico diretor-geral adjunto do Detran-DF, Gustavo Amaral, morador do Guará. Podemos dizer que as mudanças implantadas no órgão ao longo de 2020/2021 foram arrojadas e transformadoras. E o melhor, com praticidade e agilidade.
“Focamos na redução de custos para o Detran-DF e como consequência para o cidadão. A tecnologia que tínhamos no Detran-DF, de 0 a 10, nós tínhamos menos 2. Reduzimos, cortamos e os contratos diminuíram substancialmente. A exemplo da manutenção dos nossos veículos. Resolvemos os problemas imediatos, como o das longas filas em nossos postos de atendimento. O governador Ibaneis chegou até a pedir desculpas à população pelos transtornos causados. Implantamos o aplicativo do Detran-DF digital e acabamos com as filas para atingir a ponta”, afirma Amaral.
Decidi então baixar o aplicativo do Detran-DF e foi muuuito rápido, menos de um segundo. Fui lá resolver as pendências que tinha. Uma nova autorização para quem tem mais de 60 anos estacionar na vaga privatiza aos idosos e transferência de titularidade de infrações. Tudo rápido e prático. Ufa, chega de papel e fila. voltemos à entrevista.
Gustavo Amaral já nos adiantou o que vem por aí de novidades para os usuários, que não são poucos neste trânsito do DF, movido a veículos devido as grandes distâncias entre as regiões administrativas. São três milhões que habitantes que precisam se locomover. “O crime passa pelo trânsito”, enfatiza o diretor do órgão.
Uma das novidades é a vistoria antecipada. Quando você decide por vender um veículo. Poderá fazer a vistoria que terá validade de 90 dias antes mesmo de achar o comprador. E mais, o aplicativo do Detran-DF será utilizado para validação de transações financeiras entre o vendedor e o comprador. Estará disponível até o final do ano. E qual é a segurança?, poderá questionar o cidadão? Leitura facial é fundamental. Não tem como dar erro, são passos que nós estamos dando para um Detran-DF melhor, um legado para a sociedade. Eu como cidadão sempre me frustrei com os serviços do órgão”, assegura Amaral.
Já passou da fase de testes o primeiro emplacamento eletrônico na compra do veículo nas concessionárias no Distrito Federal. Está sendo bem aceito pela população pela segurança e agilidade do procedimento junto ao Detran-DF. O comprador não precisa mais de um despachante e recebe o carro em 24 horas.
Força Conjunta
“Implantamos as operações da Força Conjunta em todas as regiões administrativas de forma alternada. Se o crime passa pelo trânsito, ao fazermos operações com o Detran-DF, Polícia Rodoviária Federal, PMDF e DER, fechamos as entradas e saídas das cidades. Além da alcoolimia, flagramos armas não registradas e veículos com multas variadas que não deveriam estar em circulação. Eu mesmo acompanho pessoalmente algumas. Já tivemos números significativos de bons resultados. Fazemos gestão pública.