Na nossa primeira reportagem sobre a questão do lixo espalhado por toda região administrativa do Guará, o impacto nos leitores foi muito grande e dezenas de fotos nos foram enviadas com os lixos espalhados pelas ruas e, também, das boas práticas de pessoas que querem viver em uma cidade limpa. A chegada do Cartão Verde, a partir de amanhã, 23/08, pretende trabalhar a conscientização ambiental dos moradores . Os 7 agentes vão percorrer as quadras e conjunto com folhetos e muito bate papo com todos.
Uma moradora da QE42, que não quer ser identificada por questões de segurança, vive a limpar a sua calçada e vai descendo na vizinhança no limpa-limpa. Próximo da sua residência tem um lixão enorme que sempre se espalha. “Eu sou anti-lixo. Eu cuido da minha rua. Já está de bom tamanho. Imagine a enorme quantidade de lixo próximo à base do SAMU. Da igreja católica. É um absurdo tanta sujeira e lixo espalhados”, enfatiza.
Em entrevista recente, o presidente do SLU, Silvio Vieira fala das ações do órgão para melhorar a qualidade da limpeza urbana e os impactos ambientais que ela propicia.
Como o governo trabalha para melhorar o serviço de limpeza urbana do DF?
Temos trabalhado duro para manter as cidades cada vez mais limpas. E temos a satisfação de registrar índices positivos, como foi o da Codeplan que demonstrou a satisfação da população com o serviço de limpeza urbana de Brasília. Temos nos modernizado, tanto que os papa-lixos têm sido uma grande conquista, ao alcançar lugares onde a população descartava os resíduos de forma irregular. Temos instalado esse dispositivo e o ganho é grande ao não se ver mais aquela sujeira em locais que antes serviam de depósitos de resíduos.
Descartar lixo em local inadequado dá multa?
Sim! A Secretaria DF Legal faz essa notificação. A grande novidade é que fizemos um termo de cooperação onde o SLU vai passar, nos próximos dias, a ter a prerrogativa de notificação prévia a esse sujão. Feito isso, a encaminharemos à DF Legal, que fará a atuação, o que expande a fiscalização.
Qual o valor da multa?
Vai até R$ 20 mil, a depender do grau da infração, da quantidade de materiais descartados irregularmente.
Como tem funcionado a coleta seletiva no DF?
Precisamos melhorar muito ainda a separação dos lixos. Nós temos um aplicativo lançado este ano que é o SLU Coleta DF. É uma ferramenta muito importante para orientar a população quanto ao descarte correto de resíduos. Ele informa a hora exata que o caminhão coletor vai passar. E vem aí uma novidade: a indicação do trajeto percorrido pelo caminhão, como nos aplicativos de transporte particular. Assim o cidadão não precisará mais deixar o lixo fora com tanta antecedência. Essa ferramenta já informa o que se pode descartar, os dias de passagem dos caminhões convencionais e seletivos.