Foi dada a largada para o maior evento de beleza do Centro-Oeste no Estádio Mané Garrincha — a 11ª edição da Hair Brasília. Pelo menos 120 expositores, representando mais 600 marcas de cosméticos, estão trazendo novidades e experiências do segmento para os visitantes até terça (2).Para informações dos ingressos, acesse a página @hairbrasiliaandbeauty
A SDE está participando da feira com um estande, orientando empreendedores. “Este é um dos segmentos que mais crescem no Brasil e no DF. Estamos aqui não só apoiando, mas sendo o elo entre o setor produtivo e o governo”, disse o secretário da pasta, Márcio Faria Júnior, na abertura oficial do evento.
São 14 órgãos integrados, segundo o secretário, para atender os participantes. “Estamos dando todas as orientações, desde a abertura de uma empresa até àqueles que querem vir para a formalização”, complementa.
Durante a abertura, o secretário recebeu do Movimento Beleza DF, formado por sindicatos do segmento, o Manual da Biossegurança para estabelecimentos do setor de beleza. A ideia é discutir com o governo a situação sanitária e políticas públicas para os profissionais.
Salões contra a violência
A Procuradoria Especial da Mulher está na Hair Brasília and Beauty 2021, o objetivo é estar mais próximo do público feminino e onde foi lançada mais uma campanha de proteção à mulher. Segundo a deputada Julia Lucy o movimento de estar próximo às mulehres é bem definido.
“Lançaremos o projeto Salões EmPENHAdos em parceria com SINBELE e Hair Brasília, que consiste em reconhecer e fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra a mulher. Disseminaremos informações instrutivas tanto para a vítima quanto para os salões habilitados.A partir de treinamentos oferecido aos profissionais dos salões e da área da beleza, o projeto criará uma rede dedicada à atenção da mulher em aspectos ligados aos mais diversos fatores sensíveis, como atenção, recomendação, denúncia acolhimento e afeto”, esclarece a distrital.
“A partir de janeiro de 2022, iniciaremos visitas aos salões das Regiões Administrativas de todo o DF com os cartazes da campanha e treinamentos específicos ministrados pela Procuradoria Especial da Mulher e por especialistas de áreas atuantes na defesa dos direitos das mulheres.Ao final do treinamento, os profissionais de beleza (cabeleireiros, maquiadores, manicures, pedicures, esteticistas, massagistas etc.) saberão como identificar, acolher e aconselhar as mulheres em situações de violência”, prevê Julia Lucy.
O comércio depois da pandemia
Após um ano turbulento devido à pandemia da covid-19, o setor de beleza começa a respirar aliviado com a retomada da economia. Este foi um dos segmentos que mais sentiu com as medidas necessárias para conter o avanço do coronavírus.
Segundo pesquisas internacionais, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. Só no DF, o setor movimenta R$ 1,2 bilhão anualmente.
“Esses profissionais prometem aquecer novamente este setor tão importante para a economia do DF. Queremos proporcionar, além da apresentação de produtos, boas possibilidades de novas técnicas e tecnologias aos profissionais da beleza”, ressalta a diretora da Hair Brasília and Beauty, Erika Lobo.
Na última edição, segundo a organização, mais de 60 mil pessoas participaram do evento. Neste ano, a meta é atingir esse mesmo patamar de presença.
*Com informações da Agência Brasília e da Procuradoria da Mulher da CLDF