19.5 C
Brasília

Em Brasília, cachorros vão às escolas e até no plenário da CLDF

Data:

Compartilhe:

A Câmara Legislativa do DF recebeu um visitante especial na quarta-feira (08). Em comemoração à aprovação do projeto de sua autoria, o deputado Daniel Donizet (PL) levou um de seus cachorros, o Beethoven, de 6 anos, para acompanhá-lo durante a tarde de trabalho na CLDF.

Na terça-feira, o plenário aprovou o projeto (PR 61/2021), de autoria de Daniel, que permite a entrada de animais domésticos de pequeno porte – até 12 quilos – nas dependências da Casa. 

“Cada vez mais estabelecimentos aceitam a entrada de animais. Por que não aqui na CLDF? Quem tem um pet quer ter o direito de andar com ele para todos os lugares. Eles são nossos melhores amigos, fazem parte das nossas vidas. Além do mais, é comprovado que a companhia dos pets aumenta a produtividade e reduz o estresse no trabalho”, defendeu o deputado.

Beethoven circulou pelos corredores da CLDF ao lado do tutor Daniel Donizet, conhecido por defender a bandeira da causa animal. Ao se depararem com um cãozinho passeando pela Casa, os servidores elogiaram a iniciativa. “Meu pet sofre muito quando venho trabalhar, principalmente quando fica sozinho em casa. Agora vou poder trazê-lo pra cá”, disse Ana Freire.

“Estudamos muito, e tive a ideia de trazer o animal como uma estratégia para auxiliar os estudantes nesses momentos de crise de ansiedade”

Eufrázia de Souza, diretora do CED 8 do Gama

Cãoterapia

A interação entre humanos e caninos é antiga e atravessa a história. Que o digam os estudantes do Centro Educacional 8 (CED 8) do Gama. Nina, uma cadela de 5 meses de idade, começou a frequentar a escola com a missão de ajudar os alunos a vencerem crises de ansiedade, deixando o ambiente mais alegre e proporcionando momentos de relaxamento e união. É a grande estrela do projeto Cãoterapia. Já conhecida como a nova integrante da família do CED 8, Nina começa a mostrar que é um símbolo de esperança e recomeços.

Desde 2019 incentivando ações ligadas à saúde mental dos alunos, o CED 8, em parceria com uma faculdade particular do Gama, já oferece sessões em grupo para atendimento psicológico dos estudantes e seus pais. O projeto Cãoterapia é mais um passo nessa iniciativa. A partir da observação das situações de estresse desenvolvidas durante a pandemia, a diretora da escola, Eufrázia de Souza, reuniu-se com os professores para ajudar a turma.

“Depois da volta presencial, percebemos que os estudantes estavam muito debilitados”, conta ela. “Eu ficava horas e horas conversando com eles nesses corredores da escola. A partir daí eu e colegas estudamos muito, e tive a ideia de trazer o animal como uma estratégia para auxiliar os estudantes nesses momentos de crise de ansiedade.”

*Com informações da CLDF e do BSB Capital

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Prazo para negociar dívidas de ICMS com até 70% de desconto em multas e juros termina na próxima terça (10)

Pessoas físicas e jurídicas terão condições especiais para quitar débitos O prazo para aderir à negociação facilitada sobre débitos de ICMS inscritos na dívida ativa,...

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Iniciativa do Instituto Acolher promove cursos de Marketing Digital, Secretariado e Radialista com foco na autonomia econômica e inserção no mercado de trabalho. Com o...

Liberta DJ abre chamado para mulheres ocupando e fortalecendo espaços em Brasília

A pergunta é direta — e necessidade: onde estão as DJs de Brasília?O Liberta DJ – Festival de DJs quer dar visibilidade, abrir espaço e fortalecer a presença feminina...

Deputado Hermeto desmente fake news e reforça defesa da Escola Parque da Natureza no Núcleo Bandeirante

A Escola Parque da Natureza e Esporte, no Núcleo Bandeirante, segue funcionando em plena atividade, atendendo mais de 1.200 estudantes da rede pública, inclusive...

Homem que tentou aplicar golpe da falsa identificação no GTOP 24 em área de tráfico de drogas foi preso no Guará

Quando em patrulhamento tático pelas áreas com diversas denúncias reiteradas de tráfico de entorpecentes, as equipes GTOP 24 Alfa e Bravo lograram êxito em...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido