Autora traduzida para diversas línguas, a brasiliense Gisele Gama aceitou um novo desafio ao escrever o impactante livro “Sociopatas também foram crianças – Relatos de uma mãe educadora”. A obra, que já coleciona reações positivas por sua sensibilidade e texto direto, terá seu lançamento oficial na terça-feira, 29 de junho, nas plataformas de venda on line.
Ao longo das páginas escritas por Gisele, conhecemos Dina, uma educadora que volta a São Paulo para fazer seu pós-doutorado. Divorciada e mãe de dois filhos biológicos, ela decide aumentar a família adotando a pequena Pietra, que, apesar da pouca idade, já havia sido vítima de diversas injustiças sociais.
“Sociopatas também foram crianças” trata de temas pouco abordados na literatura ficcional, a exemplo dos transtornos de personalidade, racismo estrutural e os desafios da adoção. A trajetória de Dina com sua filha mais nova também alerta para a necessidade de se pensar novos modelos de educação, pautados pela empatia e inteligência emocional.
A escritora Gisele Gama, que tem a defesa das causas sociais e educacionais como missões pessoais, detalha como o livro nasceu: “No momento em que muitos de nós temos nos perguntado ‘onde vamos parar’, eu decidi me perguntar ‘o que nos trouxe até aqui’. Minhas experiências como mãe, educadora, mulher, militante me levaram a essa história e às reflexões contidas no livro. Nossa sociedade precisa se reconhecer, se queremos mudar nosso destino”, afirma.