O Centro Educacional 3 do Guará será sede da BuscAtiva 1ª Conferência do Projeto
Visitador Escolar, promovendo a importância da educação e da melhoria na saúde
mental. O evento será realizado na segunda-feira, dia 19/09, das 8h às 18h, para a
comunidade escolar.
Em virtude do mês Setembro Amarelo, a Conferência terá como foco palestras
com temáticas de saúde mental e profissões do futuro, administradas pelas
psicólogas Andreia Chaves e Gabriela Jordão. A expectativa é contemplar mil
participantes com abordagens sobre a importância do desenvolvimento
socioemocional e da construção de planos de futuro. “Fico orgulhosa em participar
de eventos que promovam esse espaço de fala, conversar sobre saúde mental é
importante e indispensável. Quando proporcionamos essas oportunidades
permitimos que mais jovens tenham acesso a um conhecimento que até pouco
tempo atrás era restrito”, pontua a secretária de Juventude Leila Barreto.
Segundo o relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento
Econômico (OCDE), realizado em parceria com o Instituto Ayrton Senna, o papel
das competências socioemocionais na educação vai além da melhoria da
aprendizagem, podendo ser um caminho relevante para mitigação de
desigualdades escolares e, consequentemente, sociais.
A pesquisa investigou o desenvolvimento socioemocional de alunos em nove
países. Confiança, otimismo, entusiasmo e iniciativa social foram as competências
que mais demonstraram queda entre os estudantes. Com declínio ainda maior
para as meninas, fator provavelmente relacionado aos maiores desafios sociais que
elas podem enfrentar na transição da infância à adolescência.
O projeto Visitador Escolar é uma parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e
Inovação, da Secretaria de Juventude e da Secretaria de Educação do Distrito
Federal, sob a execução da Iecap Agência de Transformação Social, e atua em
projeto-piloto para mitigar a evasão escolar na regional de ensino do Guará,
diretamente nas escolas públicas CED 1, CED 3, CED 4 e CEM 1, do Guará, e CED 1
da Estrutural. No pós-pandemia, encontramos um ambiente de ensino diferente,
no qual o suporte à comunidade escolar é essencial, sobretudo com professores e
alunos cada vez mais suscetíveis à depressão e ansiedade.
Segundo a coordenadora do projeto Visitador Escolar, Rayane Oliveira, “o foco das
ações é a visita de colaboradores nas casas das famílias cujos estudantes
apresentam acúmulos de faltas letivas, para compreender o motivo da ausência e
auxiliar na retomada dos estudos.” As ações apresentam impacto positivo e, ainda,
resultarão na elaboração de cartografia social com os principais problemas
enfrentados para permanência dos alunos na escola, levantamento primordial
para a construção de políticas públicas mais assertivas para a comunidade local.