O preço da passagem é uma grande barreira de acesso ao transporte público e pode impedir muitas pessoas de votar!
De Brasília participam da campanha pelo direito ao passe livre nas eleições presidenciais as entidades Nossa Brasília, Rodas da Paz, Despejo Zero e BR Cidades. Após ter negado o pedido de liberação de ônibus gratuito da Rede Sustentabilidade no primeiro turno das eleições, o ministro Barroso do Supremo Tribunal Federal, optou por liberar as prefeituras para ceder ou não o transporte gratuito aos eleitores no próximo dia 30 de outubro, data do segundo turno da eleição presidencial, acatando solicitação do Partido Verde com federação do Partido dos trabalhadores.
Já em Brasília, o governador reeleito em primeiro turno, Ibaneis Rocha já descartou a liberação. Mesmo assim o TRE-DF foi até o chefe do executivo na expectativa da liberação. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), desembargador Roberval Belinati, pediu ao governador Ibaneis Rocha (MDB) que conceda gratuidade no transporte público da capital.
Belinati e Ibaneis se reuniram na manhã da última quarta-feira (19), no Palácio do Buriti. O desembargador entregou um requerimento ao chefe do Executivo local. Segundo o presidente do TRE-DF, Ibaneis disse que estudaria o pedido.
Pelo Brasil, os governadores do Pará, Maranhão e Rio Grande do Norte, fora diversos prefeitos, estão oferecendo gratuidade no transporte intermunicipal para o segundo turno. No Ceará, o horário de gratuidade intermunicipal e metropolitano vai das 17 horas do sábado, 29/10 a dia 31 às 8 horas da manhã.
LEIA TAMBÉM:
Organizações da sociedade civil pressionam prefeitos por transporte público gratuito no segundo turno das eleições. Iniciativa visa facilitar o acesso às urnas nas capitais brasileiras; Mobilização conta com site e conteúdos de redes sociais para a população cobrar os gestores municipais para que facilitem o deslocamento das pessoas; Basta acessar o link para participar :