A Neoenergia Brasília, em mais uma fase da Operação Massa Fresca, identificou irregularidades no consumo de energia de uma padaria que pertence a uma tradicional rede da Asa Sul. Após análise do centro de inteligência, foi realizada uma verificação em campo que constatou desvio de energia de 283.066 kWh pelo estabelecimento. O furto seria suficiente para abastecer mais de 1,5 mil moradias por um mês inteiro.
O medidor com irregularidade foi substituído e aferido em laboratório, o sistema de medição do estabelecimento regularizado e as constatações, inclusive com registros fotográficos, serão enviadas à Polícia Civil para que os responsáveis respondam em âmbito criminal. Toda energia não medida e consumida é cobrada por meio de processo administrativo.
“A Neoenergia vem intensificando as ações de fiscalização em todo o Distrito Federal com a utilização de softwares associados a sensores inteligentes, que medem o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição”, explica o gerente de Proteção da Receita da Neoenergia Brasília, Luiz Paulo Marinho. “Com essa tecnologia é possível ser mais assertivo na localização das fraudes e desvios e, consequentemente, no combate ao furto de energia”, finaliza.
Além da padaria, a distribuidora encontrou, nesses últimos dois meses, mais três estabelecimentos com irregularidades significativas na medição consumida e mensurada pelos medidores de energia. Um em Águas Claras, outro no Riacho Fundo e, por fim, um no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN). O volume de energia recuperado nesses estabelecimentos foi de 1.836.330 milhões de kWh, equivalente ao consumo de aproximadamente 10 mil residências por um mês.
OUTRAS OPERAÇÕES – No último mês de outubro, a Neoenergia Brasília encontrou irregularidades no consumo de energia de um clube tradicional da Asa Sul. O desvio de energia era de 1.370.288 kWh, suficiente para abastecer mais de sete mil casas por um mês inteiro.
Em agosto, na primeira fase da operação “Massa Fresca”, realizada em parceria com a 20ª e a 14ª Delegacias de Polícia, além do Instituto de Criminalística (IC), a distribuidora encontrou três estabelecimentos – duas padarias e uma pizzaria -, localizados no Gama, com irregularidades. O volume de energia recuperado foi de 450 mil kWh, equivalente ao consumo de aproximadamente 2.500 residências por um mês.
Por fim, em julho, a distribuidora realizou duas fases da Operação Happy Hour e novamente encontrou bares e restaurantes com irregularidades significativas. Na primeira, um bar, na Asa Sul, teve o volume de energia recuperado de 250 mil kWh, equivalente ao consumo de aproximadamente 1.400 residências por um mês. Poucos dias depois, mais quatro estabelecimentos foram pegos. Três deles estão localizados na Asa Sul e outro em Águas Claras. O volume de energia recuperado foi de 1.043 milhões de kWh, equivalente ao consumo de aproximadamente 5.800 residências por um mês.
SEGURANÇA – Os “gatos de energia” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. Além disso, essa prática ilegal prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.
CRIME – O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal.
DENÚNCIA – A Neoenergia reforça que o apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios. As denúncias podem ser feitas, de forma anônima, por meio do telefone 116.
CONTESTAÇÕES À REPORTAGEM
Em respeito ao direito de resposta concedido por lei, publicaremos a versão da Padaria Nosso Pão e da Neoenergia Brasilia :
“A Casa do Pão em seu direito de resposta manifesta que sequer foram notificados oficialmente pela Neoenergia sobre o ocorrido.
E que sempre estiveram a disposição para contribuir com qualquer averiguação e, caso seja identificada qualquer irregularidade, não se isentarão de suas responsabilidades.
Não obstante, ressaltamos que a loja foi adquirida no final do ano de 2018 e, assim que iniciamos o funcionamento em 2019, identificamos que o consumo de energia era menor quando comparado com nossas duas outras lojas. Por essa razão, solicitamos a CEB que fizesse uma vistoria no medidor de energia, o que de fato ocorreu. No entanto, nenhuma irregularidade foi identificada e fomos autorizados a continuar com as nossas atividades regularmente”.
Por outro lado a Neoenergia Brasília, através da Assessoria de Comunicação, nos enviou a seguinte nota :
Zuleika,
A inspeção foi realizada no último dia 5 de outubro. Todo o procedimento foi acompanhado pela gerente da unidade, Sra. Gleziane dos Santos da Silva, que assinou nosso Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI). Além disso, o medidor recolhido foi enviado para análise em laboratório. O procedimento, realizado em 25 de outubro, foi acompanhado pelo Sr. Lazaro Candido Guimarães, que se declarou responsável pela unidade consumidora e ficou com cópia do Relatório de Ensaio.
Tirem suas conclusões, caros leitores.
Como foi o informado, ficou com uma copia do relatório de ensaio, não foi entregue nenhuma autuação, para podermos justificar e defendermos sobre o assunto a qual a CEB esteve no local e não constatou alguma alteração em 2019.