Nascida no Distrito Federal, a atriz Paula Furtado volta aos palcos brasilienses com o monólogo dirigido pelo renomado diretor carioca Isaac Bernat. O espetáculo reúne poesias de Ana Martins Marques, ganhadora do prêmio da Biblioteca Nacional e terceiro lugar no Oceanos, mais importante prêmio literário entre os países de língua portuguesa.
Em apresentações únicas, dias 01 e 02 de dezembro, a peça traz textos de amor, solidão e devaneios filosóficos com uma lucidez desconcertante e uma combinação rara de leveza e intensidade.
Com direção de Isaac Bernat, a atriz brasiliense Paula Furtado apresenta espetáculo com poesias de Ana Martins Marques, ganhadora do prêmio da Biblioteca Nacional e terceiro lugar no Oceanos, mais importante prêmio literário entre os países de língua portuguesa.
O Espaço Multicultural Casa dos Quatro, às 20 horas, recebe a força das poesias de uma das maiores escritoras brasileiras da atualidade: a mineira Ana Martins Marques. Com direção de Isaac Bernat, música original e voz de Soraya Ravenle e atuação de Paula Furtado, o monólogo “Tenho Quebrado Copos” reúne poesias de três livros da autora. Graduada em Letras, doutora em Literatura comparada pela UFMG, Ana Martins Marques ganhou alguns dos mais prestigiados prêmios de literatura da língua portuguesa.
Com duração aproximada de 50 minutos, a peça leva ao público um texto poético de grande qualidade que fala de amor, solidão, devaneios filosóficos, entre outros temas existenciais. São recortes de poemas contidos nos livros “Risque esta Palavra” (2021), “O livro das Semelhanças” (2015, terceiro lugar no prêmio Oceanos) e “Da Arte das Armadilhas” (2011, vencedor do prêmio da Biblioteca Nacional), todos de Ana e editados pela Companhia das Letras.
A concepção do monólogo surgiu do próprio Isaac, que conheceu a obra da poeta por acaso. “Estava ouvindo o podcast Foro de Teresina. No final, eles sempre dão uma dica cultural. Eles falaram tão bem e com tanto entusiasmo dela, que fiquei curioso e comprei o livro. Foi um impacto indescritível”, contou o diretor. “O encontro com o texto de Ana acendeu dentro de mim o desejo de partilhar com o público a sutileza, a beleza e o frescor de sua obra. Aí pensei imediatamente na Paula Furtado, que incorpora essa mesma força visceral”, afirmou o diretor.
Com o convite de Isaac, Paula experimentou pela primeira vez a sensação de atuar em um monólogo: “Os afetos que construímos nos levam adiante. E esse adiante veio, agora, através desse novo projeto. Porque Isaac estava certo no seu faro de diretor experiente, eu também me encantei pelas palavras de Ana Martins Marques. E confesso que me vi nela, e no que ela escreve em seus livros”. A atriz Paula Furtado retorna aos palcos de Brasília após oito anos morando entre Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2022, esteve também em cartaz com a peça Meu Coração, de João Cícero, e em seu segundo monólogo Aleito, de Lane Lopes.
SERVIÇO
Espetáculo de teatro
Título: Tenho Quebrado Copos
Dias: 01 e 02 de dezembro (quinta e sexta)
Local: Espaço Multicultural Casa dos Quatro
Hora: 20h
End.: BL F – SCLRN 708, Loja 42 – Asa Norte, Brasília
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia entrada)
Compras: https://www.sympla.com.br/evento/tenho-quebrado-copos-brasilia/1793470
Duração: 45 min.
Capacidade: 50 lugares
Classificação etária: 14 anos
Instagram: @tenhoquebradocopos