13.5 C
Brasília

Polêmica: comerciantes e moradores do Polo de Moda no Guará II debatem sobre segurança pública

Data:

Compartilhe:

Vivendo em um conflito entre o crescimento do Polo de Moda na área comercial e o aumento de quitinetes e pequenos apartamentos na região, comerciantes e moradores não chegam a um denominador comum quando o assunto é segurança pública. O debate surgiu após uma reportagem em um canal de tv sugerir que o Polo de Moda é uma terra sem lei. A ação dos meliantes não se restringe apenas ao local, e sim amplia para as quadras de cima do Guará II e I.

Procuramos o comando da corporação da PMDF para saber, em números, a efetividade do trabalho realizado na região. Se, realmente, o Guará se tornou uma cidade insegura. Quando vemos viaturas nas ruas ou não, existe todo um trabalho de inteligência policial invisível a toda a população. Você pode estar de cara com um policial a paisana e não sabe. SIm, não é apenas a Polícia Civil do DF que possui policial disfarçado entre nós. A PMDF, também. embora em número reduzido.

O Blog da Zuleika tem levado aos leitores o trabalho de campo da PMDF no Guará. Alguns até questionam o porquê sempre cito a QE 38, a QE 40, que inclui o Polo de Moda. Infelizmente, são os locais que são considerados de alta incidência de mancha criminal. No Guará I é a “biqueira da 9”.

Ao mesmo tempo em que um cidadão honesto procura um canto para morar e, em algumas regiões é mais fácil conseguir uma locação. Os meliantes também tem fácil acesso à moradia e na própria comunidade em que vivem atuam com roubos de carros, celulares e residências. É o que acontece com a QE 40. Comerciantes expandido seus negócios e os desocupados agindo para desestabilizar e gerar insegurança entre quem compra e quem vende.

José Santos mora com a sua família no Polo de Moda e está sempre ligado nas ações policiais

O corretor de seguros e morador da rua 14 do Polo de Moda, José Santos acredita no trabalho desenvolvido pela PMDF no Guará.

“Acho que é mentira.
Porque que eu moro aqui onde foi feita a reportagem.
É na esquina de casa.
Toda hora tem viatura.
Toda hora tem moto, cavalo, carro, até helicóptero passa aqui”, afirma.

Marcos possui comércio e mora com sua mulher e dois filhos no Polo de Moda

Já o técnico em informática, Marcos Salviano, que possui um Lan House na rua 18, a Infoart, acredita que o Polo de Moda está inseguro. “Já tivemos morador que quando vai trabalhar pela manhã, encontra o carro sem os quatro pneus. Os carros ficam encima de tijolos. Aqui tá complicado. Vejo pouco policiamento. Aqui já foi melhor. Lamento, pois aqui trabalho, moro e crio meus filhos”, relata Marcos.

Para os comerciantes de bares da região, o fortalecimento do comércio traz como consequência o aumento da criminalidade. “Não tenho do que reclamar do atendimento da PMDF. Sempre somos bem atendidos quando ligamos. Eles, prendem, a justiça solta e eles prendem de novo. Obviamente, tem sempre o que melhorar”, relatou o gerente de um famoso bar.

Reunião do Conseg, com todos os órgãos de segurança, realizada no Guará Park em novembro

O Conselho de Segurança do Guará emitiu a seguinte nota sobre a polêmica:

Em referência à reportagem exibida nesta terça-feira, 29/11/2022, no telejornal DF 1, da emissora Rede Globo de Televisão, que tratou do aumento do número de roubos a carros e pedestres no Guará, o Conseg Guará lamenta a superficialidade da narrativa empreendida no conteúdo exibido.

O Conseg Guará tem atuado junto à comunidade por meio de reuniões setoriais, em diversas quadras, bem como é ente parceiro das forças de segurança, a se destacar, do 4º Batalhão de Polícia Militar do Guará – 4º BPM. Os índices criminais registrados junto à SSP/DF, referentes ao Guará, demonstram uma realidade factível, mas que não detalham as ações empreendidas pelos órgãos de segurança e as reais dificuldades encontradas diariamente.

Para efeito de informação, as quais não foram apuradas pelo renomado veículo de comunicação, a cidade do Guará tem estimadamente 170 mil habitantes, e o policiamento efetivo previsto para toda a região (Guará I e II, Quadra Lúcio Costa, Colônias Agrícolas Guará Park, Bernardo Sayão, IAPI e SOF Sul) seria de 450 (quatrocentos e cinquenta) policiais militares, mas esse serviço vem sendo realizado com 150 (cento e cinquenta) policiais militares. Com este efetivo, ainda é preciso frisar que há policiais que atuam no serviço administrativo e que, ciclicamente, podem ocorrer baixas por férias, licenças médicas e aposentadorias.

Diante desta realidade revelada, o 4º BPM e o Conseg Guará têm se empenhado conjuntamente por meio de iniciativas junto aos moradores de toda a região, no que se refere às ações preventivas para mudança do comportamento coletivo, de orientação à utilização dos canais de denúncia disponíveis, incentivo ao registro de Boletim de Ocorrência (BO), implementação de programas de mobilização e prevenção coletiva de crimes (Rede de Vizinhos Protegida), orientações quanto à segurança em via pública, predial e residencial por meio de grupos de conversa e redes sociais, além de palestras solicitadas pelas lideranças comunitárias, associações e prefeituras de quadra.

O Conseg Guará atua com lisura e ordem, prezando pela verdade, imparcialidade e transparência dos fatos e em defesa da segurança em nossa cidade.30/11/2022.

Nos últimos 12 meses, o 4º BPM nos informou os seguintes números do trabalho efetivo dos militares nas ruas do Guará:

Veículos recuperados: 23

TCO: 84

Autos de infração: 1.314

Armas apreendidas :14

Flagrantes: 235

Flagrantes de tráfico de drogas : 17

Visitas Provid: 938

Vias de fato: 552

Ameaça :498

Perturbação de Tranquilidade: 144

Averiguação e nada constatado e resolvido no local: 2.495

Ainda temos as operações em parceria com a Escola de Formação da PMDF , BPCães e Policiamento de Trânsito que dão apoio ao 4º BPM.

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

1

━ Relacionadas

Sabadão do Forró anima a Casa do Cantador de Ceilândia gratuitamente

A cultura nordestina atrai forrozeiros de todas as idades com uma experiência imersiva no ritmo, patrimônio cultural do Brasil Neste sábado, 27 de julho, o...

É Lei: atividades com pipas devem acontecer em áreas abertas com pelo menos 500 m2

Está em vigor a Lei nº 7.469, de 2024, que proíbe o uso, a posse, a fabricação e a comercialização de produtos com a finalidade...

Investimento de R$ 17 milhões leva infraestrutura urbana a novas quadras do Guará II

Setor composto pelas QEs 38, 44, 48, 50, 52, 54, 56 e 58 ganhou drenagem pluvial, pavimentação, estacionamentos e sinalização viária Durante muito tempo, a...

Concurso de gostosuras guaraenses vai ser show de delícias para nós!

Você possui um talento especial na cozinha e tem aquele prato que sempre prepara bastante porque todo mundo gosta? Então não perca a oportunidade...

Fluminense: Magia de uma torcida

Por Raimundo Ribeiro O Fluminense recebeu o Palmeiras num maracanã com mais de 50 mil torcedores, e com menos de 1 minuto mostra o cartão...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido