Na última quinta-feira, 05/01/2023, no Cartório do 5ª Ofício de Notas, Guará/DF, policiais da 4ª DP efetuaram a prisão em flagrante de um homem pelos crimes de uso de documento falso e falsidade ideológica. Segundo consta, o criminoso, usando um documento falso em nome de terceiro e se passando por tal pessoa, tentou emitir uma escritura pública declaratória para facilitar a imigração de uma mulher de Gana. O escrevente do cartório suspeitou do documento apresentado por ele depois que revisou os registros do tabelionato e encontrou a mesma identidade, que havia sido apresentada em 2021, com outra fotografia. Diante disso, o tabelião do Cartório fez contato com a DP e narrou o fato. Policiais estiveram no Cartório, onde o autor se encontrava aguardando a entrega do documento e fizeram suaabordagem.
Logo no contato com tal pessoa, o mesmo foi de pronto confessando o crime e dizendo
que o documento, na verdade, não era seu e sim de outra pessoa. Disse ainda que iria receber certa quantia em dinheiro para aplicar o golpe. Dessa forma, o autor foi preso e encaminhado a 4ª DP para as providências legais. Em 2021, o documento encontrado no Cartório também foi usado para facilitar a imigração de outra pessoa de Gana para o Brasil.
Como há suspeita de possível tráfico internacional de seres humanos, a Polícia Federal foi comunicada do caso para outras apurações no âmbito de suas atribuições.
*Com informações da 4ª DP