Vigilância Ambiental do Guará afirma que elas não contaminam os humanos, mas e os pets?
O Blog da Zuleika recebeu denúncias nesta última semana que as mesmas larvas que estão preocupando moradores da Asa Sul, foram encontradas em praças públicas do Guará nos últimos dias. talvez elas sempre estiveram lá, mas devido à reportagem veiculada no DFTV da Rede Globo, despertou a observação dos tutores de pets do Guará. Ou seja, cães e gatos estão em perigo constante.
O distrital Daniel Donizet, reeleito com a plataforma de defesa dos animais no Distrito Federal já soltou um post esclarecendo que esta larva pode ser fatal para os animais. Estamos em busca de mais esclarecimentos dos veterinários. Contactada, a Vigilância Ambiental do Guará foi até o local, na QE28, conjunto J e recolheu amostras das larvas.
Segundo a responsável pela Vigilância Ambiental do Guará, as largatas não causam problemas nenhum aos humanos e estão na natureza. Em nota parcial, a Subsecretaria de Vigilância à Saude, esclarece que “as largatas se tratam de formas jovens de insetosdo gênero “parreya”, conhecidas como larvas negras, bicho da chuva,ou mata-porco. São larvas que podem gerar intoxicações se ingeridas. A gestão acidental pode ocorrer com animais que se alimentam de plantas. Como não são animais peconhentos e não estão envolvidos em transmissão de doenças que afetam à saúde humana, a Secretaria de Saúde, por meio da vigilância ambiental, não realiza ações que prevenção e controle destes insetos.”
Recomendamos o uso de guias para o passeio com os pets em áreas reconhecidamente infestadas. Importante não remover as larvas, não colocar fogo, pois em algumas semanas não serão mais vistas”, esclarece a nota ! Então tá! vamos ficar atentos e, se possível combinar com as larvas de não prejudicarem à saúde de nossos pets!!!!