22.5 C
Brasília

Como evitar o dito popular “ganhou e não levou” e saiba como encontrar bens dos devedores

Data:

Compartilhe:

Por Dayana Rodrigues Batista

No ordenamento jurídico brasileiro o credor pode buscar o adimplemento de uma obrigação com a propositura do cumprimento de sentença ou do processo de execução.

O cumprimento de sentença é uma fase do processo civil que visa a satisfação de um título executivo judicial obtivo através de uma sentença condenatória, após o processo de conhecimento. Já o processo de execução é um processo autônomo de execução de um título extrajudicial, o Código de Processo Civil prevê o rol destes títulos em seu artigo 784.

Apesar dos prazos diferentes, pois no cumprimento de sentença o executado é intimado para realizar o pagamento do débito em 15 (quinze) dias úteis e no processo de execução o prazo para o pagamento é de 3 (três) dias úteis a contar da intimação, em ambos o credor pode utilizar-se dos meios de constrição e expropriação de bens.

O artigo 6 do Código de Processo Civil estabelece o princípio da cooperação. Segundo esse artigo, todos os sujeitos do processo devem cooperar entre si para que se obtenha, em tempo razoável, uma decisão de mérito justa e efetiva.

Assim, após o decurso do prazo para o pagamento voluntário e o devedor mantendo-se inerte, dar se início a fase processual de execução, momento em que o magistrado profere uma decisão interlocutória expedindo mandado de penhora e avaliação, seguindo-se os atos de expropriação. Inclusive no cumprimento de sentença, na mesma decisão é acrescido ao débito uma multa de 10% (dez por cento) e honorários advocatícios em 10% (dez por cento).

Segundo os ilustres juristas Barroso e Lettiere “a execução, no sentido lato da palavra, é o instrumento pelo qual a parte movimenta o Poder Judiciário para o fim de obter a satisfação de um direito previamente reconhecido em um título executivo.”[1]

Dessa forma, o credor busca a satisfação da obrigação inadimplida a partir dos meios expropriatórios. O artigo 835 do Código de Processo Civil a ordem de penhora dos bens, entretanto, essa ordem pode ser alterada de acordo com o caso concreto, conforme o parágrafo 1º do artigo em comento. O Poder Judiciário possui sistemas de informação para viabilizar a constrição de bens, como por exemplo o Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário-SISBAJUD,


[1] BARROSO, Darlan, LETTIERE, Juliana F. Prática no processo civil; Edição 9ª: Editora LTDA, 2019.

Sistema de Informações ao Judiciário-RENAJUD, Sistema de Informações ao Judiciário-INFOJUD e o Sistema Nacional de Investigação Patrimonial e Recuperação de Ativos-SNIPER.

O SISBAJUD é um sistema que interliga a Justiça ao Banco Central e às instituições financeiras, para agilizar a solicitação de informações e o envio de ordens judiciais ao Sistema Financeiro Nacional, ou seja, busca ativos financeiros para a penhora. Esse sistema também possui uma função chamada “teimosinha”, a qual possibilita a reiteração automática de ordens de bloqueio de ativos financeiros.

Todavia, o sistema RENAJUD interliga o Judiciário ao Departamento Nacional de Trânsito-Denatran, possibilitando a consulta à base de dados do Registro Nacional de Veículos Automotores, de ordens judiciais de restrições e penhora de veículos.

Por outro lado, o INFOJUD é um sistema que integra os dados da Receita Feral ao Poder Judiciário. Em contrapartida, o sistema SNIPER utiliza as bases de dados para verificar o vínculo patrimonial de pessoas físicas e jurídicas.

Portanto, estes sistemas possibilitam que o credor obtenha por meio do Poder Judiciário informações para localizar os bens do executado e viabilizar a satisfação da obrigação.

Além dos sistemas disponíveis a prestação jurisdicional, o artigo 835 do Código de Processo Civil prevê a penhora dos bens móveis do executado, ou seja, o juízo pode expedir um mandado de penhora e avaliação dos bens da residência deste, ressalvados os bens impenhoráveis.

Com o intuito de garantir a satisfação das obrigações o legislador estabeleceu no artigo 139, inciso IV do Código de Processo Civil que o juiz pode determinar todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento da ordem judicial.

Nesse impetro, a depender do caso concreto podem ser utilizados os meios atípicos de constrição de bens, em que se recorre a mecanismos indiretos para induzir o credor a satisfazer o débito, como por exemplo a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação e do passaporte, inscrição do devedor nos cadastros de proteção de crédito e o cancelamento dos cartões de créditos.

Então, seja utilizando meios típicos ou atípicos de execução as partes que compõem a relação processual devem cooperar para alcançar a efetividade jurisdicional, a fim de que em tempo razoável a decisão de mérito seja satisfeita e a obrigação quitada.

*Dayana Rodrigues Batista é Graduanda em direito no Centro Universitário Unieuro

Estagiária do escritório Bayma Advocacia

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Cadastro Mais Protetor vai mapear entidades e voluntários dedicados à proteção de cães e gatos

Objetivo da ação, que será lançada na segunda-feira (7), é consolidar uma base de dados confiável para fortalecer a articulação com quem está na...

CEB Ipes lança atendimento por WhatsApp para facilitar pedidos de manutenção dos cidadãos no DF

Novo canal permite registrar demandas de iluminação pública diretamente pelo celular, com mais agilidade e praticidade Agora ficou mais fácil acionar a CEB Ipes para...

Fluminense: vitória da alma tricolor

Por Raimundo Ribeiro: O Fluminense entrou em campo para enfrentar o poderoso Al Hilal que eliminou o Manchester City.Foi um primeiro tempo cauteloso, com os...

Edital da Terracap tem 4 lotes para concessão no Polo de Moda do Guará II

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) lançou o novo edital de licitação pública do Programa de Apoio ao ​Desenvolvimento do Distrito Federal...

Projeto Voz Ativa transforma escolas públicas do DF em laboratórios de inovação e escuta ativa com uso de IA

Iniciativa do Instituto MultipliCidades com apoio do MCTI e da Secretaria de Educação do DF já alcança mais de 70 escolas, mapeando emoções, desigualdades...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido