O novo presidente do Instituto Brasilia Ambiental- Ibram, ex-deputado Rôney Nemer, fez questão de estar presente e dar seu apoio e do Ibram, na noite da última segunda-feira, 3/4, no auditório da Administração do Guará, durante a formação dos membros da Comissão em Defesa do Meio Ambiente do Guará, composta por 14 pessoas da sociedade civil, sendo 7 titulares e 7 suplentes. O objetivo da Comdema é, junto com órgãos governamentais, direcionar as politicas ambientais do Guará como um todo, focadas na educação ambiental.
Arquiteto e urbanista, Rôney Nemer, disse aos presentes que aprende a cada dia com os técnicos e profissionais do Instituto. “Quem sabe o que a cidade precisa é quem mora nas cidades. Quem é mais ligado a pauta ambiental, como vocês. Vim prestigiar para saber que estamos à disposição. Só tenho 30 dias no cargo e temos muito o que aprender. Ninguém nasce sabendo. Eu sou de uma escola que o lema era: governar é ouvir as prioridades depois de ouvir o povo. Vou continuar nesta pegada. Tudo que as pessoas precisam fazer dependem do Ibram. O Ibram não é um bicho de sete cabeças. Não vamos atrapalhar a vida de ninguém. Vamos cumprir a lei. Queremos parceria com todas as comunidades. Quando degradam Brazlândia afeta todos que dependem do consumo de água. Quando degradam o meio ambiente no Guará, afeta os moradores do Lago Sul“, esclareceu Nemer.
A engenheira ambiental e civil Liane de Moura Fernando Costa, analista de sistemas ambientais da Caesb, foi aclamada presidente da Comdema Guará e Simone Vaz, ambientalista e educadora ambiental, vice-presidente. Os membros titulares são: Ronaldo da Costa, Cristiano Monteiro, Luciano Lima, Luiz Fernando Júnior e Patricia Calazans como secretária. “Agradeço a confiança. É muito bom podermos fazer algo pelo lugar onde escolhemos para morar. Precisamos de união e o Comdema será um passo importante que estamos dando em prol do meio ambiente”, disse Liane.
Nesta reunião mais moradores compareceram como a Ligia Mariano, “Lola”, Jeferson Maximino, Iara Cristina Menezes, Carla Brant e Henrique Machado, todos ligados à pauta ambiental da cidade. A professora Maria Rosane Barros, presidente da Comdema da Candangolândia e Edmi Nunes deram mais orientações no tocante aos órgãos que faram parte da Comdema, bem como as subcomissões que serão criadas. Lucas Lima, representante do administrador do Guará, Artur Nogueira, colocou o órgão à disposição, já que é membro nato da Comdema Guará. A arquiteta e capoeirista Lola, sugeriu que fosse criada uma subcomissão da juventude, para darmos início a educação ambiental nas escolas, Boas ideias ambientais vão sempre surgir nestas reuniões, como disse Lola, é a vivência da experiência.