O grupo Chorando Baixinho realiza, no Dia das Mães (14/5,) um show gratuito para divulgação do EP “Para Onde vão as Lágrimas”. A apresentação traz o repertório instrumental do disco mesclado com outros choros e terá participação especial da cantora brasiliense Dani Ribeiro. O evento será realizado às 10h, na Praça do Artesão, no Cruzeiro. Outras duas apresentações já estão agendadas para divulgação do disco, na Vila Telebrasília e na Vila Planalto, nos dias 3 e 4 de junho.
“O repertório está maravilhoso e queremos apresentar o melhor do Choro para conquistar novos públicos. É um estilo musical muito rico e bem brasileiro, que precisa ser melhor conhecido”, defende Luís Veloso, bandolinista do Chorando Baixinho. Com 22 anos e, ainda assim, o mais velho do grupo, Luís quer, principalmente, despertar outros jovens de sua geração para esse estilo musical que popularizou-se nos salões de dança e no subúrbio carioca, a partir de 1880, e notabilizou compositores, como Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga.
Dois amigos de infância e antigos colegas do Clube do Choro de Brasília compõem o grupo, que é um dos mais requisitados de Brasília: Arthur Rodrigues dos Reis (Viola de 7 cordas), de 20 anos, e Victor Cortêz (Cavaquinho), de 21 anos. Apesar da pouca idade dos integrantes, o Chorando Baixinho tem expressão no cenário nacional e já se apresentou com Toninho Horta, Armandinho Macedo, Luciana Rabello, Ferrugem, Hamilton de Holanda e Grupo Molejo, entre outros.
O disco EP “Para onde vão as Lágrimas” foi patrocinado e produzido por Alexandre Carlo, vocalista da banda brasiliense Natiruts, e pela equipe técnica da banda. O EP traz seis faixas, sendo quatro de autoria do próprio grupo, uma de Jacob do Bandolim e outra da Natiruts.
Nos shows, haverá reserva de espaços para pessoas com mobilidade reduzida, idosos e portadores de deficiência. Recursos de libras e legendagem também farão a acessibilidade para pessoas com deficiência auditivas e estarão disponíveis por meio de aplicativo “VLibras”, no site do grupo Chorando Baixinho. O aplicativo converte, em tempo real, conteúdos em texto e linguagem de sinais e foi desenvolvido pelo Ministério do Planejamento.
Os shows para divulgação do EP “Para Onde vão as Lágrimas” são realizados com recursos do Fundo de Apoio à Cultura e com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.
SERVIÇO
Show de divulgação do EP “Para onde vão as Lágrimas”, do grupo Chorando Baixinho
Quando: 14/05. Domingo, às 10h.
Onde: Praça do Artesão – Cruzeiro
Quanto: Entrada franca. Acessibilidade para pessoas de mobilidade reduzida