24.2 C
Brasília

Feira gamer reúne apaixonados por tecnologia e cultura geek no DF

Data:

Compartilhe:

IGXP Games será realizada no Parque da Cidade entre os dias 28 e 30 de setembro com entrada gratuita. O acesso ao evento será mediante a emissão gratuita de ingresso pela plataforma Sympla.

De quinta-feira (28) a sábado (30) desta semana Brasília será palco da Feira IGXP Games. O encontro de apaixonados por tecnologia e pela cultura geek será realizado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, das 10h às 20h. E melhor: o evento é gratuito e voltado a todas as idades.

A feira contará com diversas atrações, como influenciadores, shows, cosplays e campeonatos de jogos eletrônicos mais procurados da atualidade. O espaço também terá um campeonato de robótica e uma olimpíada de programação com universidades, com premiação em dinheiro, além de pula-pula, infláveis e praça de alimentação.

O IGXP Games Brasília é idealizado pelo Instituto Líderes do Brasil (ILB), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF), executado com um recurso de R$ 490 mil do Governo do Distrito Federal (GDF).

Gustavo Amaral foi indicado para a pasta da tecnologia e vem trazendo eventos nacionais e internacionais para nossa juventude

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Amaral, ressalta que o mercado de jogos eletrônicos do Distrito Federal tem conquistado cada vez mais reconhecimento tanto a nível nacional quanto internacional, com um desempenho expressivo. “O setor está em franca expansão e é um pilar de uma economia criativa e inovadora, além de ser responsável pela criação de oportunidades de negócios, emprego e renda. Nossa expectativa é que o IGXP possa contribuir para o fomento da inovação, da tecnologia e do empreendedorismo do Distrito Federal”, destaca Amaral.

De acordo com o produtor do evento, Daniel Lamounier, o projeto traz iniciativas para o segmento gamer na capital do país com o objetivo de aumentar as oportunidades de negócios e ainda disseminar a cultura na população do DF. “Vamos reunir a comunidade gamer, os desenvolvedores, os que fazem cosplay e disseminar mais a área de games em Brasília, porque traz muito recurso para nossa cidade e Brasília ganha demais com isso. Trazer as pessoas para esse nicho transforma a vida [da cidade]”, afirma o produtor.

Segundo Lamounier, também estarão presentes influencers da comunidade geek de fora e de Brasília, além de dubladores como Marco Ribeiro, que dá voz a personagens icônicos como o Máscara e o Homem de Ferro, e a dubladora brasileira de games Roxxy Sant’Anna.

Jogos eletrônicos do DF

Atualmente, o Distrito Federal conta com 20 empresas desenvolvedoras de games. O relatório anual da Associação dos Desenvolvedores de Jogos do Distrito Federal (BRING) aponta que o faturamento do setor ultrapassou R$ 8,5 milhões em 2022, um crescimento de 10,8% em relação ao ano anterior. O setor também foi o responsável pela geração de 182 empregos diretos. Do levantamento feito pela associação, 54% dos respondentes não formalizados pretendem abrir uma empresa de jogos.

O crescimento da indústria gamer no Distrito Federal reflete o potencial registrado pelo levantamento: apenas 6% dos estúdios estavam instalados na região Centro-Oeste. O Sudeste concentrava, em 2022, mais da metade das empresas de desenvolvimento de jogos, com 57%, seguido do Sul (21%), Nordeste (14%) e Norte (3%).

Serviço
IGXP Games Brasília
Data: 28 a 30 de setembro
Local: Pavilhão do Parque da Cidade
Horário: Das 10h às 20h

Programação completa e informações no site do evento ou no Instagram.

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Projeto leva oficinas de crochê gratuitas à Estrutural com foco em renda e inclusão

Iniciativa financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF oferece formação, material e transporte para os participantes A comunidade da Estrutural recebe uma nova...

Recuperação da EPGU demanda mudanças no trânsito para sair ou entrar pelo Guará II

O primeiro trecho, da entrada lateral do ParkShopping até a entrada do Guará II, está interditado para os trabalhos O Departamento de Estradas de Rodagem...

Educação contra a violência: Lei 7.460/2024 institui o programa “Educa por Elas” no DF

O Distrito Federal conta, desde março de 2024, com um instrumento legal que promete transformar o ambiente escolar em um espaço de conscientização e...

Fluminense: vergonha

Por Raimundo Ribeiro No primeiro jogo sem o melhor jogador da copa (Árias), desfalcado de Samuel Xavier, Fuentes, Ganso e Cano, o Fluminense enfrentou o...

Exposição e roda de conversa celebram mulheres negras no Centro de Artes de Brasília

Programação especial reúne 12 artistas e promove reflexões sobre memória, identidade e pertencimento na Vila Telebrasília Na próxima sexta-feira, 25, o Centro de Artes será...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido