Peça fundamental no planejamento da segurança pública das cidades, os Consegs ainda são poucos conhecidos e frequentados pela população em geral. Para quem quiser votar, o prazo de inscrição termina em 6 de setembro
No Guará, a atual diretoria do Conselho Comunitario de Segurança não concorrerá à reeleição. Marcelo Cassiano, bombeiro militar, passou 9 anos atuando junto à Secretaria de Segurança Pública do DF, e a a sua diretoria tem nomes como Patricia Calazans, do Lúcio Costa, Gleide Soares do Guará Park, Joel Alves, ex-administrador regional dentre outros voluntários da comunidade.
O prazo para registro de chapas junto à SSP-DF terminou dia 28/08 e o Blog da Zuleika teve conhecimento de apenas uma chapa que se candidatou ao Conseg do Guará. Gente nova e com muitas propostas inovadoras. Já vamos postar os nomes que compoõem a chapa para avaliação dos leitores:
Danielle Cristine Carvalho (presidente)
Igor B de Castro (vice)
Shirleidson Moisés de Oliveira Junior (1 secretário)
Alisson Tony Rodrigues dos Santos (2 secretário)
Dayane Carvalho de lima (diretor comunitário)

Os Consegs são canais de participação popular de caráter consultivo e deliberativo pelos quais a população pode auxiliar os órgãos de segurança pública do Distrito Federal, encaminhando as demandas de cada região às autoridades governamentais. São órgãos de participação voluntária e sem fins lucrativos, que têm como finalidade estimular a participação da comunidade no processo político que impacta diretamente na segurança da região do conselho, sugerem programas para estimular maior produtividade dos agentes de segurança pública, incentiva a integração e a interação da comunidade com as lideranças comunitárias, com as forças de segurança pública do DF, entre outras atribuições.

Outra forma de participar do processo eleitoral é votando nas chapas. Para votar nas chapas, o eleitor deverá realizar um cadastro prévio até o dia 6 de setembro, que já está disponível no site da SSP-DF. O processo é simples e rápido. No cadastro, o interessado deve anexar o título de eleitor, um documento oficial com foto e o comprovante de residência.
O eleitor deve possuir domicílio eleitoral no Distrito Federal na área de abrangência do Conseg para o qual pretende votar. O voto é facultativo, sigiloso e voluntário. Para acessar o sistema de cadastro é preciso ter uma conta no serviço de autenticação do Governo Federal (GovBr). Entre neste link abaixo e faça o seu cadastro:
https://sistemasexternos.ssp.df.gov.br/conseg

Incrível que o cara que bateu em um morador de rua se candidatou a vice kkkkk uma piada mesmo.