28.5 C
Brasília

Policiais militares evitam suicídio na passarela do Núcleo Bandeirante

Data:

Compartilhe:

Se Precisar conversar ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br/23

Os policiais militares do GTM 45 impediram um homem de 31 anos de se jogar da passarela na quadra 14 do SMPW, via EPIA, as 18h45 de sexta-feira (02)
Durante o patrulhamento, os militares avistaram o homem sobre a passarela, fazendo movimentos indicativos de que pretendia se jogar. Ao iniciar um contato verbal a certa distância, o CB Albuquerque pediu calma a todo momento, enfatizando que essa não seria a solução para seus problemas, nem a única saída.

O indivíduo ameaçou por diversas vezes tirar a própria vida. Com paciência e uma conversa prolongada, a equipe se aproximou aos poucos da vítima, após cerca de 10 minutos de diálogo à distância, pois ele ameaçava se jogar se alguém se aproximasse. A equipe conseguiu convencê-lo a retornar para a parte interna da passarela.
O homem foi encaminhado para baixo da passarela, onde recebeu alimentação, pois estava fora de casa e havia passado quatro dias sem comer. Posteriormente, ele foi conduzido ao Hospital São Vicente de Paulo em Taguatinga por uma viatura dos Bombeiros.

Centro de Valorização da Vida

Lidar com o fenômeno do suicídio e com a prevenção envolve aprender sobre a história de vida da pessoa. A ideação suicida é como se fosse uma mensagem, um alarme. “Se simplesmente tentamos desligar esse alarme, sem identificar onde está o fogo e o que ele sinaliza, a possibilidade de mudança é baixa. Portanto, precisamos identificar esse alarme e o que ele está dizendo para abrir o caminho. Só assim a pessoa que está em sofrimento conseguirá identificar que este alarme está sinalizando uma necessidade de mudança”, explica o terapeuta americano Will Hall.

O ato da escuta deve ocorrer de forma profunda, com a compreensão da situação e do sentimento que a pessoa está vivendo. “Quando um jovem está falando que está com sentimentos suicidas e eu pergunto o que está acontecendo, ele pode me responder ‘é porque minha namorada terminou comigo’ e é quando eu vou escutar profundamente para ‘e o que ela terminar com você traz pra você?’ que ele vai poder dizer por exemplo, ‘ela foi a primeira pessoa que eu confiei todos os meus segredos e é isso que eu perdi nessa relação agora’ e então ai eu consigo fazer sentido desse sentimento suicida e entender o motivo desse comportamento presente nesse momento na vida desse jovem.”

Um dos caminhos para o apoio é ajudar a pessoa a ter menos isolamento e mais esperança na possibilidade de mudança e também reassumir o controle sobre isso. “A partir daí, não podemos consertar, não podemos mudar, o que a gente pode fazer é unicamente escutar e ajudar com essa esperança. Se fizermos isso, teremos cumprido com o nosso trabalho”, afirma Will Hall. Ele lembra que não existem dados como idade ou gênero, por exemplo, que possam prever quem será a pessoa que vai se matar, logo é importante sempre fazer o melhor possível.

Ao lembrar a própria história, Wil Hall, que diz ser sobrevivente do suicídio, diz que um dos maiores erros é forçar a pessoa após um sentimento suicida a, por exemplo, uma internação hospitalar.

** Se Precisar conversar ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br/23

*Com informações da PMDF e Centro de Valorização da Vida

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

2
- Publicidade -publicidade
publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Cria do Guará, Andrey, com família na QE38, se destaca no futebol nacional e internacional

Quem conhece a história da QE 38 do Guará II, sabe que o clube dos Galácticos faz parte da identidade da quadra, e foi...

Plantas aquáticas não afetam a qualidade das águas do Paranoá

Por causas das chuvas intensas, espécies aquáticas se proliferam e se espalham, mas a Caesb garante que o lago continua em condições de uso...

Cursos gratuitos de copeira e assistente administrativo para mulheres estão com inscrições abertas no Distrito Federal

Aulas serão ministradas na Administração Regional do Gama, entre o dia 25 deste mês e 20 de dezembro Oportunidade gratuita de capacitação profissional para mulheres:...

A importância do Dia da Consciência Negra

Por Felipe Bayma O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é um momento de reflexão, memória e reconhecimento das contribuições fundamentais da...

4º Batalhão da PMDF recupera bens furtados em comércio do Guará II após perseguição

Em uma ação rápida e precisa, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) recuperou diversos bens furtados de um comércio localizado na QE 46...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido