Poetas do Samba, Seu Manolo e Dani Ribeiro se apresentam no Lar dos Velhinhos Maria Madalena, Parque do Bosque da Candangolândia e no CEF Athos Bulcão
Com o objetivo de trazer uma reflexão sobre a importância e o papel das pessoas idosas na sociedade, o projeto “A Benção ao Sambista Mais Velho” promove, até 27 de junho, uma programação itinerante por três regiões administrativas do Distrito Federal. A iniciativa pretende enaltecer o samba enquanto elemento histórico, ao mesmo tempo em que proporciona atividades socioculturais para pessoas 60+. Serão quatro apresentações gratuitas com Seu Manolo, Poetas do Samba e a cantora Dani Ribeiro como convidada especial.
“A ideia do projeto é resgatar a tradição de tomar a benção do mais velho, enaltecendo a sabedoria e experiência dessas pessoas, especialmente na área da música. Essa troca de saberes promove o respeito às pessoas idosas ao mesmo tempo em que preserva esse patrimônio imaterial que é o samba”, explica Marcos Emanoel Lisboa de Andrade, mais conhecido como Seu Manolo, e proponente da iniciativa.
Programação – A programação itinerante tem início no Lar dos Velhinhos Maria de Madalena, na terça-feira (18). Depois, segue para o Parque do Bosque, no sábado (22), e se encerra com as apresentações no Centro de Ensino Fundamental Athos Bulcão, no Cruzeiro Novo. “A Benção ao Sambista Mais Velho” é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF, edital Meu 1º FAC, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com produção da ABÈBÈ Produções, e apoio do Ponto de Cultura Waldir Azevedo e da Agenda Cultural Brasília.
SERVIÇO:A Benção ao Sambista Mais Velho
Quando: de 18 a 27 de junho.
Entrada franca.
PROGRAMAÇÃO
18/06 – Terça Feira
15h – Lar dos Velhinhos Maria de Madalena – SMPW Trecho 3 Q 1 Conjunto A S/N – Núcleo Bandeirante
22/06 – Sábado
15h – Parque do Bosque – QR 0A – Candangolândia.
27/06 – Quinta-feira
11h – CEF Athos Bulcão – Qd 309 Cruzeiro novo
16h30 – CEF Athos Bulcão – QD 309 Cruzeiro novo
ATRAÇÕES:
Seu Manolo: Marcos Emanoel é um jovem talento do DF.. Desenvolveu seu talento por meio do Projeto Waldir Azevedo, que proporcionou o seu primeiro contato com a música, aos 13 anos. Atualmente, Seu Manolo, como é mais conhecido, surge como uma revelação do samba brasiliense. O apreço do músico pelas raízes tradicionais se reflete em um repertório marcado pela ancestralidade e as matrizes de nossa música.
Poetas do Samba: Formado por Amílca Paré, Antônio Siqueira, Luacia de Maria, Maurílio Gomes, Salvador, Walter Pinori, Kalidasa Santos e Luiz Antônio Jambeiro, o grupo Poetas do Samba reúne sambistas veteranos da Capital Federal, todos com mais de 60 anos. Hoje, o trabalho desses músicos já é reconhecido por sambistas de renome nacional como Monarco da Portela, Arlindo Cruz, Roque Ferreira, Renata Jambeiro, entre outros artistas.
Dani Ribeiro: Nesta edição, a convidada especial é a cantora Dani Ribeiro. Cega de nascença, Dani já é um talento já reconhecido no meio do cenário do samba brasiliense. Ela se especializou em explorar as múltiplas expressões e linguagens das tradições populares, musicalizando pontos, cantos, ladainhas e outras vertentes das matrizes africanas. Aprendeu violino e canto popular na escola de música de Brasília, onde também desenvolveu a técnica de musicografia braille.