Encontro multicultural e feira independente promovem a cena artística do Gama, na Cia Lábios de Lua, em 06 de julho
Uma experiência artística única, o Arte Movimenta acontecerá em 06 de julho na Cia Lábios da Lua, no Gama. Idealizado pela produtora cultural e fotógrafa Miss, trata-se de um evento multicultural, aberto ao público, que oferecerá diversas atividades unindo música, exposição de artes visuais, artes cênicas, feira com o trabalho de artistas independentes e gastronomia. “Como moradora do Gama, vejo que ainda há uma precariedade deste modelo de evento para a comunidade local e a Cia Lábios da Lua vem se mostrando um espaço importante no sentido de movimentar a arte e a cultura na região. Espero muito que esse evento traga novos olhares para a arte em suas variadas formas e que incentive a comunidade da RA a se encontrar um pouco mais neste universo”, afirma Miss. O Arte Movimenta é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
O evento começa com uma exposição visual de obras exclusivas, explorando o conceito de “Arte Movimenta” através de diversas perspectivas, formatos e meios. Uma das obras contará com intervenção artística aberta ao público, onde as três artistas e suas espontaneidades se unirão em uma criação colaborativa. “Como artista sempre me inspirou impulsionar e trabalhar com outros artistas, falando pela linha em que tenho maior contato, os espetáculos, há algo de especial que sempre me emociona ao vê-los em cena então, quando penso em promover um evento, meu pensamento se direciona automaticamente para algo voltado a trazer espaço e visibilidade a eles”, argumenta a idealizadora.
O público presente será convidado a participar de um workshop introdutório de teatro focado em corpo e movimento. Conduzido por Juliana Vitória e Valério Henrique, a ideia é proporcionar uma oportunidade de expressão e aprendizado. Além disso, a DJ Karla Testa proporcionará ambientação sonora com set criado para envolver o público e seus sentidos na temática do evento.
Para encerrar o dia, o grupo teatral Delírios do Tempo apresentará “Santa Profana”, um espetáculo que explora os diversos aspectos de “ser mulher” numa sociedade ainda fortemente pautada pelo patriarcado, papeis de gênero e abusos sofridos por mulheres. Em cena, mulheres com diferentes vivências, mas que em algum momento se conectam. “O processo criativo do espetáculo foi pautado no método da palavra em movimento, no qual são feitas desconstruções de fonemas e entonações para que se dê um novo sentido à mensagem transmitida. Além disso, a pesquisa foi realizada em coletivo, que colheu conhecimentos de literatura, música e poesia, tendo como protagonista mulheres dentro dessas obras”, afirma Juliana Vitória, que dirige a peça ao lado de Valério Ribeiro. No elenco, Bel Lisbôa, Mariá Melo, Loren Khatab, Shay Nóbrega, Julia Pitaya e Sônia Barão.
Com capacidade para 50 pessoas na galeria e 80, no teatro, a Cia. Lábios da Lua ganhará a área externa, ampliando a área de circulação e de exposição dos participantes da feira. Para uma experiência imersiva e completa, uma cenografia à altura. Assinada pela cenógrafa Juliana Vitória, a ambientação foi criada a partir de elementos, cores e disposições únicas.
A feira artística reunirá tanto artistas experientes quanto iniciantes, para abranger uma variedade de nichos artísticos e valorizar a arte em sua amplitude.
Artistas Expositores
Fotógrafa – Miss
Artista visual compondo como fotógrafa, Miss busca através de suas fotografias aspectos abstratos e que perpetuam movimento. Entre suas habilidades está a de explorar cores, formas, sempre atraída pelo experimental e novo. A arte, artistas e suas peculiaridades estão sempre em seu foco.
Instagram: @olaamiss
Pintora – Mariana Vidal
Graduanda de Artes Visuais pela Universidade de Brasília (UnB), Mariana inicia sua pesquisa com foco na investigação da especificidade da pintura como meio de auto interpretação em 2022. O cerne de sua prática pictórica é a reflexão sobre si mesma, explorando emoções, desejos e medos. Através da tinta e do gesto, dá forma e corpo a essas reflexões, enfatizando tudo na tela.
Instagram: @marianavidla
Ilustradora – Bisa Rafaela
Mulher preta da periferia de Luziânia (GO), mãe solo, artista visual e ilustradora, Bisa Rafaela começou a trabalhar com graffiti em 2021, unindo-o a técnicas do crochê em intervenções urbanas. Hoje, através de sua personagem Brabona, leva sua história para os muros da cidade. O trabalho representa mulheres negras de periferia que, como ela, lutam por espaço para se manifestarem.
Instagram: @bisarafaela
Artista Interativa – Denise Alves-Rodrigues
Tecnóloga autodidata e astrônoma amadora, a artista visual pela artista visual pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Representada pela Darling Pearls Co. (Reino Unido) e Sé Galeria (Brasil), ela inventa aparatos e instrumentos dedicados à pesquisa e produção de tecnologias falhas, ciências impuras, teorias duvidosas e metodologias inúteis. Participou de várias residências nacionais, internacionais e coletivas. Atualmente é curadora adjunta do festival chileno Toda le Teoría del Universo – Edición 23/24 e trabalha como especialista em aparatos e obras interativas no SESI Lab em Brasília.
SOBRE A CIA LÁBIOS DA LUA
Fundada em 1992, a companhia nasceu como uma organização não governamental constituída por produtores culturais, artistas e professores da cidade do Gama. Buscando promover e ampliar o conhecimento, o acesso e o interesse pela arte auxiliando no fortalecimento de competências e habilidades socioemocionais causando um impacto sensitivo para uma real transformação social. Para proporcionar atividades culturais com qualidade e conforto ao público, o espaço, com capacidade para receber 50 pessoas na galeria e 80, no teatro, está equipado com sistema de som e luz, projetor e acesso a Wi-fi, além de uma equipe super preparada para auxiliar caso desejado.
PROGRAMAÇÃO:
15h: Abertura da exposição e feira artística
15h30: Início do workshop de dança-teatro
16h: Início do Set DJ com a Karla Testa
17h30: Encerramento do workshop de dança-teatro
17h40: Sessões de intervenção artística
19h40: Fim DJ Set; fim da intervenção artística; fim da feira artística
20h: Início da apresentação teatral Santa Profana
FICHA TÉCNICA:
Miss – direção de arte, fotografia, marketing digital e social media
Moisés Crivelaro – curadoria artística
Moara Ribeiro – diretora de produção
Geovane Batista – coordenação de produção
O Carcará – gestão cultural
Juliana Vitória – cenografia e direção de palco
Luana Franco – design
Karla Testa – D
Apoio: Cia Lábios da Lua e Cruziá Comunicação
Serviço
Arte Movimenta
Data: 06 de julho de 2024
Horário: Das 15h às 21h
Local: Cia Lábios da Lua – Gama – Quadra 4 Lote 16 Loja C e D – Setor Sul
Indicação etária até às 20h: Livre
Indicação etária espetáculo: 16 anos
Entrada franca