19.5 C
Brasília

Procon-DF dá dicas para evitar problemas na compra de passagens e pacotes de viagens

Data:

Compartilhe:

Com proximidade do período de recesso escolar, busca por serviços turísticos aumenta; é importante ficar atento para não ser lesado ou cair em golpes

Uma viagem de férias começa com um sonho: conhecer as Cataratas do Iguaçu, saborear a gastronomia paraense, mergulhar no belo litoral de Alagoas… Para que esse sonho não vire frustração, é preciso cuidado especial na hora da compra de passagens e pacotes. Com a proximidade do período de recesso escolar, o Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) dá dicas para que tudo saia conforme o esperado.

“É muito importante, antes de fechar uma compra, pesquisar a reputação da empresa nas redes sociais, com amigos, no site do Procon – que tem um ranking de reclamações. Outra medida é olhar no Tribunal de Justiça se essa empresa tem muitos processos tramitando, porque ela pode ainda não ter tantas reclamações, mas já dar sinais de dificuldades financeiras”, elenca o diretor-geral do Procon-DF, Marcelo Nascimento.

Ele também orienta o consumidor a orçar o valor de sua viagem e sempre desconfiar de ofertas que estejam muito abaixo do preço médio. Outra dica é, sempre que possível, comprar passagens diretamente nas companhias aéreas: “Se comprar por plataforma de intermediação, é recomendado conferir se a passagem foi emitida e, em caso de hospedagem, entrar em contato com o hotel e confirmar se a reserva foi feita”.

Nos últimos anos, empresas ligadas ao turismo passaram a dividir com as operadoras de telefonia as primeiras colocações no ranking de mais reclamações registradas no Procon. Movimento que, segundo Marcelo Nascimento, começou na pandemia. “Foi praticamente o primeiro setor impactado. As pessoas se viram impossibilitadas de viajar e houve uma explosão de reclamações. Não se sabia como esses contratos seriam revistos e eles tinham que ser revistos. E isso acabou se mantendo até o presente momento.”

Se não conseguir evitar a frustração, o consumidor que se sentir lesado pode procurar o Procon nos dez postos de atendimento espalhados pelo DF, também por telefone, no número 151, e no e-mail 151@procon.df.gov.br. Além disso, agora também é possível registrar uma reclamação direto no site do órgão.

Confira as dicas do Procon:

→ Pesquise preços e desconfie de ofertas que estejam muito abaixo da média;
→ Pesquise a reputação da empresa nas redes sociais, com amigos, no site do Procon e nos tribunais de Justiça;
→ Ao comprar pela internet, verifique se o site cumpre os requisitos de segurança e se é o site oficial da empresa contratada;
→ Confira se o site apresenta o CNPJ da empresa, o endereço físico e telefones para contato.

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

2
- Publicidade -publicidade
publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

A importância do Dia da Consciência Negra

Por Felipe Bayma O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é um momento de reflexão, memória e reconhecimento das contribuições fundamentais da...

4º Batalhão da PMDF recupera bens furtados em comércio do Guará II após perseguição

Em uma ação rápida e precisa, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) recuperou diversos bens furtados de um comércio localizado na QE 46...

9ª edição da FestFlor Brasil será realizada de 5 a 8 de dezembro em Brasília

A maior feira de flores e plantas ornamentais da Capital será realizada na sede da Embrapa, no final da Asa Norte, com entrada gratuita A...

Novo livro de Justino de Oliveira tem lançamento em Brasília

O advogado Gustavo Justino de Oliveira, professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da USP e do IDP Brasília, lança no dia 29...

Christiane Contreiras realiza exposição Lesões Pretéritas com curadoria de Rogério Carvalho

Resultado de quatro anos de pesquisa, a exposição vai de 28 de novembro a 12 de janeiro e faz um passeio entre a dor...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido