Acontece nesta quinta-feira, 15/08, a partir das 14h30, o lançamento do programa Copom Mulher, um canal exclusivo para atender mulheres vítimas de violência doméstica, na sede do Centro Integrado de Operações de Brasília, localizado no SDN conjunto A, Edifício Sede, Asa Norte . Vale lembrar, que estamos no Agosto Lilás, onde se integram as ações em defesa da mulher, neste mês em que a Lei Maria da Penha, completou 18 anos no Brasil
O “COPOM Mulher” é uma expansão do projeto piloto “Busca Ativa”, iniciado em janeiro de 2023, que visa identificar e acompanhar mulheres que não registram boletim de ocorrência, mas que solicitam apoio da PMDF em situações de violência.
O evento contará com a presença de autoridades como a Comandante-Geral da PMDF, coronel Ana Paula Barros Habka; a vice-governadora Celina Leão; o Secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar; a Secretária da Mulher do DF, Gisele Ferreira; e o juiz Bem-Hur Viza, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Núcleo Bandeirante, entre outras personalidades civis e militares.
O canal “COPOM Mulher” oferece um atendimento especializado e humanizado, priorizando as chamadas relacionadas à violência doméstica. Desde sua implementação, já atendeu mais de 1.120 mulheres, com 32% delas optando por registrar um boletim de ocorrência durante o atendimento.
“A expansão do ‘Busca Ativa’ por meio do ‘COPOM Mulher’ é um passo crucial para garantir que as mulheres em situação de violência recebam o suporte necessário para romper com o ciclo de violência e buscar justiça,” afirma a coronel Ana Paula Barros Habka.
A PMDF está empenhada em estruturar e consolidar este programa, buscando expandi-lo para outros estados além do Distrito Federal. Essa iniciativa não só facilita o registro formal de ocorrências como também promove a conscientização sobre os serviços da Rede de Proteção, incentivando as mulheres a buscarem ajuda.
Contamos com a presença de todos para este importante momento!
*Com informações da PMDF