19.5 C
Brasília

Em Um Piscar de Olhos” entrega óculos para alunos da Rede Pública do Distrito Federal

Data:

Compartilhe:

Por Rafael Moura

Neste sábado, 26, a manhã foi de alegria para 294 crianças das escolas públicas da Ceilândia, que receberam óculos de grau por meio do Projeto Em Um Piscar de Olhos. Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, o projeto visa a detecção precoce de problemas visuais, promovendo triagens e consultas oftalmológicas de alta performance. Na etapa atual, o projeto atendeu 5.942 alunos das redes públicas de Ceilândia e Samambaia, identificando e tratando casos de deficiência visual que podem impactar o desempenho escolar.

Na regional de Ceilândia, foram realizados exames iniciais em 2.484 estudantes, dos quais 713 foram encaminhados para consultas oftalmológicas detalhadas. Após a triagem, 389 consultas foram realizadas, resultando na confecção de 294 óculos de grau, entregues pessoalmente neste sábado aos alunos.

Crianças, em idade escolar, participaram e receberam, gratuitamente, os óculos de grau

Já em Samambaia, 3.458 alunos passaram pela triagem inicial, e 847 apresentaram dificuldades visuais, sendo convocados para consulta e escolha de óculos. Destes, 327 crianças foram diagnosticadas com problemas de visão e receberam ao todo 259 óculos, que serão entregues para a Regional de Ensino para fazer a distribuição.

Entre os beneficiados está Cauany de Souza, aluna da Escola Classe 24, diagnosticada com miopia e astigmatismo. Sua mãe, Cilene de Souza, expressou gratidão pelo projeto, destacando que, além de aliviar a carga financeira, o programa oferece agilidade essencial para muitas famílias. “Eu sei que o rendimento da Cauany na escola vai melhorar muito”, afirmou Cilene, que trabalha como cabeleireira autônoma.

Leonardo Figueiredo, diretor do Projeto Em Um Piscar de Olhos, enfatizou que o programa tem como objetivo reduzir a evasão escolar e promover o desenvolvimento educacional. “É gratificante ver os resultados dessa etapa, e seguimos firmes com a meta de atender mais de um milhão de crianças”, ressaltou.

Isaías Aparecido, Secretário Executivo da Educação, reforçou o valor da parceria com o projeto Em Um Piscar de Olhos e compartilhou o desejo de ampliar o alcance da iniciativa. “Sabemos o quanto problemas de visão impactam o aprendizado. Nosso objetivo é atender todas as escolas do DF.”.

Apoio e Investimento Público

O projeto só foi possível graças ao apoio financeiro do deputado distrital Robério Negreiros, que destinou recursos por meio de emenda parlamentar e assegurou continuidade para expandir os atendimentos. “Fiquei encantado com a proposta. Na Câmara Legislativa, colegas demonstraram interesse em alocar recursos, e estamos otimistas em atender toda a rede pública do DF, garantindo que essas dificuldades sejam detectadas e tratadas precocemente”, concluiu o parlamentar.

O Projeto Em Um Piscar de Olhos é uma iniciativa que reflete a importância do olhar atento para o futuro das crianças, transformando vidas ao garantir uma educação inclusiva e acessível.

Fotos: Wesley Amaral

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

2

━ Relacionadas

Deputada Dayse Amarilio é convidada para compartilhar experiências do combate à violência de gênero em Goiânia

A deputada Distrital Dayse Amarilio embarca para Goiânia nos dias 13 e 14 de novembro para conhecer de perto ações implementadas na cidade...

Presidente Lula recebe material sobre trabalho da Caesb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou na última terça-feira (5) a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, instalada na área externa...

Festa especial “Sorriso Maroto – As Antigas” desembarca em Brasília

No ano passado, o Sorriso Maroto anunciou algumas datas do projeto “Sorriso Maroto – As Antigas”. A banda viajou o Brasil levando uma festa especial, só...

Aberto prazo para solicitação de mudança de escola na rede de ensino público do DF

Até o dia 14 de novembro, alunos interessados devem dar entrada no processo de remanejamento escolar; resultado será divulgado em 30 de dezembro Está aberto...

Curso gratuito de Transporte Escolar para mulheres está com inscrições abertas

Entre os requisitos mínimos necessários para se inscrever estão ser maior de 21 anos e ter habilitação na categoria D; aulas começam em 27...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido