Sabemos que, no Dia da Crianças, 12 de outubro, vários estabelecimentos comerciais se esforçam para proporcionar um dia em que pais e filhos possam interagir em um mesmo ambiente. Cá para nós, até os pais, mães e avós se esbaldam com a guloseimas oferecidas a 0800. Pipoca, algodão doce, picolés, sucos, doces e muito mais
E, neste 12 de outubro de 2024, Dia das Crianças, os supermercados conhecidos como de bairros, como o Mendes da QE38 e o Super Canteiros no Polo de Moda, optaram por proporcionar aos seus fiéis clientes, algumas horas de entretenimento e lazer à criançada. Juntaram o útil ao agradável. Ou seja, uma maneira de fidelizar a clientela. Tem aquele velho ditado, “Quem meu filho beija, minha boca adoça”. Com a crescente chegada de grandes redes de supermercado ao Guará, os considerados médios estão otimizando ações que fidelizem a clientela.
Para entender como o pequeno varejo pode lidar com a chegada das grandes redes globais, é preciso entender suas semelhanças. Ainda mais importante é entender suas diferenças. Mesmo que ambos tenham como objetivo atender às necessidades básicas do comércio local, diferem no que diz respeito à dinâmica operacional, capacidade de personalização e flexibilidade.
Algumas opções já fazem parte do dia a dia do brasileiro e se tornam cada vez mais acessíveis. É o caso de aplicativos de compras online e sistemas de vendas. Mais importante, há também opções para ajudar o pequeno varejista a ter acesso a produtos com variedade e preços tão competitivos quanto os que estão disponíveis para as grandes redes.
As vantagens do pequeno varejista não estão apenas em sua flexibilidade e capacidade de personalização. Também se encontra em sua proximidade íntima com a comunidade. Comerciantes locais conhecem a fundo seus clientes e, consequentemente, suas necessidades e preferências. Por isso, o varejista local pode adaptar seus produtos à demanda de seus clientes. Isso é algo que grandes redes têm dificuldade em replicar devido à natureza padronizada e rígida de suas operações.
O delivery é um grande aliado dos supermercados de médio porte. Quem não quer sair direto do trabalho, pegar as crianças e ir para casa esperar as compras já solicitadas no site de um mercado próximo de sua casa. É tudo de bom né. A concorrência com os grandes faz com que os mercados de médio porte entrem na corrida para não perder a clientela. E quem ganha são os consumidores. Sem contar a geração de emprego e renda dentro da própria cidade. A pandemia foi um cenário favorável para o estabelecimento de serviços on-line, principalmente sem a necessidade de contato e a utilização de soluções mais rápidas. Os supermercados, de médio porte, investem a cada dia nesta modalidade.