Sem braços, sem pernas e sem limites. Com esse lema, Tiago Linck, jovem de 17 anos com a rara síndrome de Tetra-Amélia, percorre o Brasil contando sua inspiradora trajetória de vida. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, a Fundação Aury Luiz Bodanese e sua mantenedora Aurora Coop promovem um roteiro de palestras pelas unidades da cooperativa. Na última sexta-feira (27), foi a vez dos colaboradores da Aurora Coop Matriz em Chapecó (SC) conhecerem a cativante história, por meio do Programa de Diversidade da Fundação.
O presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese, Oscar Trombeta, realizou a abertura da programação e salientou que esse momento foi pensado para provocar reflexão sobre a capacidade de indignação diante de algumas realidades. “Mais do que um exemplo de superação, essa palestra é um exercício de cidadania e uma inspiração para todos nós. Sabemos que exemplos têm mais força do que palavras, eles nos impulsionam à transformação, e é isso que desejamos que todos levem consigo”.
EXEMPLO DE SUPERAÇÃO
Natural de Tiradentes do Sul (RS), Tiago destacou a alegria em contar sua trajetória e transformar vidas por onde passa. “Sempre digo que cada um tem uma missão aqui na Terra e a minha é levar esperança e motivação para as pessoas. Em família, sempre comentávamos que nosso sonho era trabalhar em parceria de uma grande corporação, e a Aurora Coop nos abriu essa oportunidade”, relata.
O apoio da família foi um ponto enfatizado pelo palestrante que, citou como seus pais – Rosane e Jair Linck, e suas irmãs, Thaís e Daiana – o motivam diariamente e o auxiliam a encontrar novas estratégias para uma melhor qualidade de vida. Por meio da boca e de uma pequena extensão da perna esquerda com o pé, Tiago desenvolve diversas atividades como escovar os dentes, escrever, desenhar e jogar videogame.
“Não importa o que a vida fez de você, mas o que você faz com o que a vida fez de você”. Essa clássica lição atribuída à Jean-Paul Sartre foi a mensagem principal deixada por Jair Linck, pai de Tiago, aos ouvintes da palestra. Para ele, celebrar as pequenas conquistas e focar em pontos positivos foi fundamental para que o filho e toda a família se tornassem as pessoas que são hoje. “Se eu aprendi algo com essa jornada, é que precisamos fazer o nosso melhor, em todas as situações. Isso faz a diferença na vida das pessoas. Hoje o Tiago motiva muitas pessoas. Ele nos lembra de sermos gratos pelo que temos”, refletiu ao propor aos participantes o desafio de não reclamar da vida.
Após contar sua história de vida e rotina atual, Tiago deixou uma reflexão aos colaboradores da Aurora Coop presentes na palestra. “Minha mensagem principal é para vocês se esforçarem ao máximo todos os dias. Eu não tenho braços nem pernas, sempre preciso de ajuda. Talvez eu não consiga fazer algumas coisas, mas o simples fato de me esforçar e dar o meu melhor já é suficiente. Não se compare com os outros. Se você der o seu melhor e fizer com dedicação, tenho certeza de que a pessoa certa, na hora certa, reconhecerá”, sublinhou.
No estado gaúcho, as palestras ocorreram em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Em Santa Catarina, a programação segue com o objetivo de marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.