18.1 C
Brasília

Deputada Dayse Amarilio é convidada para compartilhar experiências do combate à violência de gênero em Goiânia

Data:

Compartilhe:

A deputada Distrital Dayse Amarilio embarca para Goiânia nos dias 13 e 14 de novembro para conhecer de perto ações implementadas na cidade que ampliam o apoio para mulheres em situação de violência doméstica e importantes iniciativas na luta contra o feminicídio. A viagem faz parte de um esforço para trazer à Brasília novas práticas e soluções para fortalecer a rede de proteção às mulheres no Distrito Federal.

A Boutique Solidária é uma dos lugares visitados pela deputada. Criada pela vereadora Aava Santiago, o espaço oferece segurança para mulheres em situação de risco, que já receberam medidas protetivas, poderem buscar pertences essenciais sem a necessidade de retornar às suas casas, evitando o risco de reexposição ao agressor. Eles também oferecem apoio psicológico e assistência para restaurar a autoestima das vítimas em um momento de vulnerabilidade.

“A Boutique Solidária é uma iniciativa que já foi premiada até pela ONU. Conhecer a ação e entender como podemos replicar no DF é uma forma de avançar e muito na defesa das mulheres vítimas de violência doméstica. Estamos trabalhando todos os dias para que o Distrito Federal seja referência nas leis de proteção às mulheres”, afirmou a deputada Dayse Amarilio.

Agendas complementares
Além da Boutique Solidária, a agenda da deputada inclui encontros com a vereadora Aava Santiago e visitas ao Gabinete Kids, ação que oferece acolhimento a crianças que acompanham familiares em delegacias, e à Sala Lilás no Instituto Médico Legal (IML), um espaço projetado para proporcionar atendimento digno e seguro às mulheres vítimas de violência.

“É fundamental que, ao conhecer boas práticas como essas, possamos implementar em Brasília ações que possam transformar a realidade das mulheres e garantir que elas tenham a proteção e o acolhimento que merecem”, completou Dayse Amarilio.

Financiamento pela CLDF
O custeio da viagem foi aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), um investimento estratégico que visa ampliar a capacitação das servidoras da Procuradoria Especial da Mulher e fortalecer as políticas públicas voltadas para o enfrentamento da violência doméstica no DF. A deputada destaca que o objetivo é criar um legado duradouro para a proteção das mulheres, por meio de novas leis, programas de conscientização e ações efetivas de fiscalização.

Combate à violência de gênero
Desde o início de seu mandato como Procuradora Especial da Mulher, em 2023, Dayse Amarilio tem se destacado pela implementação de medidas inovadoras, como a criação da Semana de Combate ao Feminicídio e o apoio ao projeto Hack Ideias Elas, um hackathon voltado para soluções criativas no combate à violência de gênero. Ela também foi autora de uma lei que obriga servidores da CLDF a realizarem cursos de conscientização sobre violência doméstica e criou a iniciativa do Banco Vermelho, que homenageia as vítimas de feminicídio e suas famílias.

Além disso, a deputada está em processo de aprovação de uma lei que obriga prestadores de serviços a incluírem nas faturas de cobrança as fotos de pessoas procuradas por violência doméstica, ajudando a conscientizar a população e a tornar mais visíveis os agressores.

Serviço
13 de novembro de 2024
18h30 – Chegada em Goiânia
19h – Gravação de Podcast (Participação Vereadora Aava Santiago)

14 de novembro 2024
9h – Chegada no projeto Gabinete Kids (Câmara de Vereadores)
10h – Chegada no projeto Butique Solidária (Estação Goiânia)
14h – Chegada no projeto Sala Lilás (IML Goiânia)

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Projeto leva oficinas de crochê gratuitas à Estrutural com foco em renda e inclusão

Iniciativa financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF oferece formação, material e transporte para os participantes A comunidade da Estrutural recebe uma nova...

Recuperação da EPGU demanda mudanças no trânsito para sair ou entrar pelo Guará II

O primeiro trecho, da entrada lateral do ParkShopping até a entrada do Guará II, está interditado para os trabalhos O Departamento de Estradas de Rodagem...

Educação contra a violência: Lei 7.460/2024 institui o programa “Educa por Elas” no DF

O Distrito Federal conta, desde março de 2024, com um instrumento legal que promete transformar o ambiente escolar em um espaço de conscientização e...

Fluminense: vergonha

Por Raimundo Ribeiro No primeiro jogo sem o melhor jogador da copa (Árias), desfalcado de Samuel Xavier, Fuentes, Ganso e Cano, o Fluminense enfrentou o...

Exposição e roda de conversa celebram mulheres negras no Centro de Artes de Brasília

Programação especial reúne 12 artistas e promove reflexões sobre memória, identidade e pertencimento na Vila Telebrasília Na próxima sexta-feira, 25, o Centro de Artes será...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido