O Distrito Federal ganha uma nova ferramenta essencial na luta contra a violência de gênero com a criação do Observatório da Mulher, uma iniciativa estratégica da Procuradoria Especial da Mulher da CLDF. O objetivo principal do Observatório é reunir dados e informações sobre a segurança das mulheres na região, contribuindo para a criação de políticas públicas eficazes e direcionadas às reais necessidades desse público.
Em 2024, já foram registrados 20 feminicídios. Essa triste realidade exige ações concretas, e o Observatório da Mulher surge como uma resposta para mudar esse cenário.
O projeto tem como objetivo central facilitar a compreensão das realidades enfrentadas pelas mulheres no DF, por meio da coleta e análise de dados. Com isso, será possível desenhar políticas públicas mais assertivas e eficientes, além de combater a subnotificação dos casos de violência. A Deputada Dayse Amarilio, criadora do projeto e procuradora Especial da Mulher, enfatiza a importância dessa ferramenta:
“Nós não podemos aceitar que covardes continuem acabando com famílias. A segurança da mulher é um assunto urgente. Essa é uma luta de todos.”
A criação do Observatório também se soma ao trabalho da Defensoria Pública do DF, que, em agosto de 2024, lançou o Núcleo da Mulher durante a 1ª Semana de Combate ao Feminicídio da CLDF, reforçando a atuação Distrito Federal no combate à violência de gênero.
Com a aprovação do Observatório, será possível:
Promover um Distrito Federal mais seguro, alinhando-se à necessidade de
Reduzir os índices de feminicídio e violência de gênero, com ações preventivas e educativas mais eficazes.
Ampliar a rede de proteção às mulheres, garantindo a destinação correta de recursos públicos.
-Aumentar a transparência e o controle social, permitindo que a população participe ativamente na formulação e avaliação de políticas públicas.
-Promover um Distrito Federal mais seguro, alinhando-se à necessidade de criar uma cidade que prioriza a qualidade de vida de seus cidadãos.
A aprovação do Observatório da Mulher é mais do que uma medida legislativa; é um passo fundamental para garantir que as mulheres do Distrito Federal estejam mais protegidas e visíveis, com um futuro mais seguro e igualitário