18.5 C
Brasília

Samambaia recebe nesta sexta o espetáculo Na Pegada Popular no Complexo Cultural

Data:

Compartilhe:

No palco, artistas apresentam, por meio da dança, diferentes tradições e ressaltam a força da cultura do país

Moradores de Samambaia vão poder aproveitar um espetáculo de dança que ressalta diferentes aspectos da cultura popular brasileira. A Cia Transições – que conta com artistas profissionais conhecidos por encantarem o público em cada apresentação – leva até a cidade o projeto Na Pegada Popular – No Coração do Brasil. O evento é gratuito, acessível em libras e ocorre às 20 horas desta sexta-feira (29/12) no Complexo Cultural de Samambaia. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

Um espetáculo imperdível no Complexo Cultural de Samambaia

O público poderá acompanhar um espetáculo de dança de alto padrão, que representa diferentes manifestações culturais, como o Valente Caboclo Arengueiro, os Audaciosos Cabras do Mato, as trabalhadoras Lavanderias e a inspiradora Notável Sonhadora. Cada coreografia celebra a riqueza e resistência da cultura que formam a identidade do povo brasileiro, seja na força dos caboclos ou no sonho dos retirantes. A apresentação é voltada para toda a família, desde crianças, adolescentes, adultos e idosos. Os passos adotados pelos artistas refletem tradições do Norte e Nordeste, povo que moldou a formação cultural dos brasilienses.

É na exaltação da origem nordestina e popular do povo brasiliense que surge a proposta da montagem coreografia do espetáculo Na pegada popular, No coração do Brasil, uma obra que pretende coreografar um povo Brasileiro rico em cores, diversidade, inteligências, trajetórias e dores, resiliente e que segue em frente para superar as adversidades. Brasília e seu povo têm incontáveis histórias para contar, desde a missão Cruls, aos “rascunhos” futuristas de Niemeyer e até os dias atuais, todo o DF foi construído de forma determinante por retirantes nordestinos, que contribuíram para configuração desse povo que hoje carrega em si o hibridismo de filhos de todo o país.

No palco, estarão histórias que atravessaram gerações, fazendo com que as pessoas de mais idade revivam seus momentos de vida e que os mais jovens aprendam e apreciem a riqueza da cultura que se desenvolveu no país ao longo da história. O espetáculo passa a quem assiste a mensagem sobre a importância de preservar a identidade brasileira, as tradições e reforça a necessidade de proteger a nossa história e transmitir a arte para todas as gerações. Essas histórias são contadas por meio das vertentes das danças populares como frevo, coco, cavalo marinho, baião, xaxado, caboclinho.

Em toda a sua diversidade, o brasileiro tem momentos de lutas, de esperança e de memória para não esquecer as suas origens. Com direção artística de Leandro Lira e produção executiva de Tamara Naiz, o projeto Na Pegada Popular, o público entende que a tradição dos diferentes povos que compõem o país ainda pulsa, vibra e está viva, sendo representada no palco por meio da dança. Assistir ao evento é uma chance de viajar na imaginação e na história da formação cultural do Brasil.

A montagem e as apresentações têm por objetivo mobilizar artistas e público residentes na cidade de Samambaia, valorizando e despertando a cultura local, maximizando a utilização de um importante equipamento cultural da região administrativa, o Complexo Cultural de Samambaia, atraindo público carente desse tipo de manifestação cultural.

Serviço:

Data: sexta-feira (29/11/2024)

Local: Complexo Cultural de Samambaia

Instagram: https://www.instagram.com/transicoescia?igsh=aHA0dGpxMTJoaDlo

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Estuprador da área da Tasa no Guará II preso por policiais da 4ªDP no sábado

Não é à toa que a Polícia Civil do Distrito Federal tem a fama de ser a melhor do país. No Guará-DF, nesta última...

Senac Ceará leva cultura, tradição e gastronomia à Brasília na Semana da Gastronomia Regional

Evento promovido pelo Senac Nacional contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio-CE Luiz Gastão, e destacou o projeto Museus Orgânicos, que celebra...

Repositor de supermercado da QE40 no Guará II é preso pela PCDF por estupro de vulnerável contra sua enteada

Segundo relatos de colegas de trabalho, que conviviam diariamente com ele, Leonardo Nascimento era muito calado, chegando até ser grosseiro quando se tentava...

Fluminense: vitória suada

Por Raimundo Ribeiro Na estréia do novo uniforme, o Fluminense recebeu o Juventude em busca de se aproximar do G4.O adversário começa com marcação alta,...

Bandido furta hidrometrô do edifício Monalisa no Guará II e vai preso em flagrante por militares do 4º BPM

Moradores edifício Monalisa, situado na QE 23 do Guará II, entraram em contato com o 4º Batalhão da Polícia Militar - RO 24, relatando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido