No palco, artistas apresentam, por meio da dança, diferentes tradições e ressaltam a força da cultura do país
Moradores de Samambaia vão poder aproveitar um espetáculo de dança que ressalta diferentes aspectos da cultura popular brasileira. A Cia Transições – que conta com artistas profissionais conhecidos por encantarem o público em cada apresentação – leva até a cidade o projeto Na Pegada Popular – No Coração do Brasil. O evento é gratuito, acessível em libras e ocorre às 20 horas desta sexta-feira (29/12) no Complexo Cultural de Samambaia. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
O público poderá acompanhar um espetáculo de dança de alto padrão, que representa diferentes manifestações culturais, como o Valente Caboclo Arengueiro, os Audaciosos Cabras do Mato, as trabalhadoras Lavanderias e a inspiradora Notável Sonhadora. Cada coreografia celebra a riqueza e resistência da cultura que formam a identidade do povo brasileiro, seja na força dos caboclos ou no sonho dos retirantes. A apresentação é voltada para toda a família, desde crianças, adolescentes, adultos e idosos. Os passos adotados pelos artistas refletem tradições do Norte e Nordeste, povo que moldou a formação cultural dos brasilienses.
É na exaltação da origem nordestina e popular do povo brasiliense que surge a proposta da montagem coreografia do espetáculo Na pegada popular, No coração do Brasil, uma obra que pretende coreografar um povo Brasileiro rico em cores, diversidade, inteligências, trajetórias e dores, resiliente e que segue em frente para superar as adversidades. Brasília e seu povo têm incontáveis histórias para contar, desde a missão Cruls, aos “rascunhos” futuristas de Niemeyer e até os dias atuais, todo o DF foi construído de forma determinante por retirantes nordestinos, que contribuíram para configuração desse povo que hoje carrega em si o hibridismo de filhos de todo o país.
No palco, estarão histórias que atravessaram gerações, fazendo com que as pessoas de mais idade revivam seus momentos de vida e que os mais jovens aprendam e apreciem a riqueza da cultura que se desenvolveu no país ao longo da história. O espetáculo passa a quem assiste a mensagem sobre a importância de preservar a identidade brasileira, as tradições e reforça a necessidade de proteger a nossa história e transmitir a arte para todas as gerações. Essas histórias são contadas por meio das vertentes das danças populares como frevo, coco, cavalo marinho, baião, xaxado, caboclinho.
Em toda a sua diversidade, o brasileiro tem momentos de lutas, de esperança e de memória para não esquecer as suas origens. Com direção artística de Leandro Lira e produção executiva de Tamara Naiz, o projeto Na Pegada Popular, o público entende que a tradição dos diferentes povos que compõem o país ainda pulsa, vibra e está viva, sendo representada no palco por meio da dança. Assistir ao evento é uma chance de viajar na imaginação e na história da formação cultural do Brasil.
A montagem e as apresentações têm por objetivo mobilizar artistas e público residentes na cidade de Samambaia, valorizando e despertando a cultura local, maximizando a utilização de um importante equipamento cultural da região administrativa, o Complexo Cultural de Samambaia, atraindo público carente desse tipo de manifestação cultural.
Serviço:
Data: sexta-feira (29/11/2024)
Local: Complexo Cultural de Samambaia
Instagram: https://www.instagram.com/transicoescia?igsh=aHA0dGpxMTJoaDlo