18.5 C
Brasília

Moradores do Guará ganham novo horto agroflorestal

Data:

Compartilhe:

Espaço está localizado na UBS 2 da região, na QE 23, onde também funciona o Caps AD. Objetivo é fortalecer vínculo com comunidade e promover bem-estar

Os moradores do Guará podem, agora, usufruir e cuidar de um Horto Agroflorestal Biodinâmico (Hamb) – um espaço voltado ao cultivo de plantas alimentícias não convencionais (Pancs) e medicinais. O intuito é contribuir para o bem-estar físico e mental da população, por meio da integração com a natureza e a saúde.

O espaço fica na Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 do Guará, onde também funciona o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) da região.

“Tivemos a participação da comunidade e de profissionais da saúde nessa implementação. Estamos falando da construção coletiva de um espaço terapêutico fundamental na harmonização do ambiente e na aproximação entre a saúde e seus usuários”, aponta a gerente da UBS, Valdiane Dutra. Este é o terceiro Hamb da Região Centro-Sul de Saúde e o primeiro localizado no Guará.

Terapia que vem da terra

O projeto da Rede de Hortos Agroflorestais Medicinais Biodinâmicos (RHAMB) – uma parceria entre a Fiocruz Brasília e a SES-DF – fortalece a Atenção Primária à Saúde (APS), fomentando ações de prevenção e cuidado por meio do plantio.

No espaço, a comunidade é orientada pelos profissionais e é convidada a plantar, colher e manter o local vivo e saudável. O diretor regional de APS da Região Centro-Sul, Luiz Henrique Mota, defende que os hortos são uma medida terapêutica importante para os usuários do Sistema Único de Saúde.

O evento de inauguração contou com servidores da SES-DF, membros da Fiocruz, moradores e parceiros como o Corpo de Bombeiros. Foto: Equipe da UBS 2 do Guará.

“Dentro da APS, trabalhamos para ofertar medidas terapêuticas, mas também queremos que os pacientes sejam os protagonistas desse processo”, destaca o diretor. “O horto resgata exatamente isso: a atividade, tanto física quanto mental, da produção agroflorestal“, complementa.

Parceria

Desde 2018, a Fiocruz tem contribuído com a implementação dos Hamb, propondo uma noção mais ampla de bem-estar. “A fundação trabalha com um conceito de saúde única. Isso significa que, se a gente cuida do solo, dos animais, das plantas e do ser humano, cuidamos da nossa saúde”, explica a pesquisadora da Fiocruz, Ximena Moreno.

“Junto à SES-DF, trabalhamos não só no combate a doenças, mas também na prevenção e na promoção do que é saudável. As mãos na terra permitem essa abordagem”, complementa a pesquisadora.
 

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Escola Digital é lançada no Planetário de Brasília nesta quinta-feira (29)

Lançamento acontece às 19h e reúne autoridades do Governo do Distrito Federal O Distrito Federal passa a contar com uma nova iniciativa voltada à inclusão...

Venezuelanos tocam o terror no Polo de Moda e QE 40 no Guará II com motos e carros dirigidos sem CNH

O 4º Batalhão da Polícia Militar do Guará, tem intensificado as ações de patrulhamento na região do Polo de Moda/QE 40, com o objetivo...

Dez mil vagas estão abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional pelo QualificaDF

Inscrições ocorrem de 6 de fevereiro a 2 de março de 2026 e contemplam áreas como administração, serviços, indústria, tecnologia e inovação O Governo do...

Fluminense: vitória importante

Por Raimundo Ribeiro Ainda tentando encontrar a formação ideal, o Fluminense recebeu o Grêmio com Freytes, Renê e Nonato na estréia no Brasileirão.Começou bem, com...

Curso gratuito de formação de síndicos reúne 200 participantes no Guará

Capacitação busca qualificar gestores para os desafios administrativos, jurídicos e pessoais dos condomínios Começou o 4º Curso de Formação de Síndico para Gestão Condominial, promovido...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido