Moradores do Guará ganham novo horto agroflorestal

Data:

Compartilhe:

Espaço está localizado na UBS 2 da região, na QE 23, onde também funciona o Caps AD. Objetivo é fortalecer vínculo com comunidade e promover bem-estar

Os moradores do Guará podem, agora, usufruir e cuidar de um Horto Agroflorestal Biodinâmico (Hamb) – um espaço voltado ao cultivo de plantas alimentícias não convencionais (Pancs) e medicinais. O intuito é contribuir para o bem-estar físico e mental da população, por meio da integração com a natureza e a saúde.

O espaço fica na Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 do Guará, onde também funciona o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) da região.

“Tivemos a participação da comunidade e de profissionais da saúde nessa implementação. Estamos falando da construção coletiva de um espaço terapêutico fundamental na harmonização do ambiente e na aproximação entre a saúde e seus usuários”, aponta a gerente da UBS, Valdiane Dutra. Este é o terceiro Hamb da Região Centro-Sul de Saúde e o primeiro localizado no Guará.

Terapia que vem da terra

O projeto da Rede de Hortos Agroflorestais Medicinais Biodinâmicos (RHAMB) – uma parceria entre a Fiocruz Brasília e a SES-DF – fortalece a Atenção Primária à Saúde (APS), fomentando ações de prevenção e cuidado por meio do plantio.

No espaço, a comunidade é orientada pelos profissionais e é convidada a plantar, colher e manter o local vivo e saudável. O diretor regional de APS da Região Centro-Sul, Luiz Henrique Mota, defende que os hortos são uma medida terapêutica importante para os usuários do Sistema Único de Saúde.

O evento de inauguração contou com servidores da SES-DF, membros da Fiocruz, moradores e parceiros como o Corpo de Bombeiros. Foto: Equipe da UBS 2 do Guará.

“Dentro da APS, trabalhamos para ofertar medidas terapêuticas, mas também queremos que os pacientes sejam os protagonistas desse processo”, destaca o diretor. “O horto resgata exatamente isso: a atividade, tanto física quanto mental, da produção agroflorestal“, complementa.

Parceria

Desde 2018, a Fiocruz tem contribuído com a implementação dos Hamb, propondo uma noção mais ampla de bem-estar. “A fundação trabalha com um conceito de saúde única. Isso significa que, se a gente cuida do solo, dos animais, das plantas e do ser humano, cuidamos da nossa saúde”, explica a pesquisadora da Fiocruz, Ximena Moreno.

“Junto à SES-DF, trabalhamos não só no combate a doenças, mas também na prevenção e na promoção do que é saudável. As mãos na terra permitem essa abordagem”, complementa a pesquisadora.
 

spot_imgspot_img
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

2
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Militares do 4º BPM cumprem mandado de prisão por estupro de vulnerável nas imediações do Park Sul

Durante patrulhamento ostensivo e preventivo na região do antigo Setor SOF Sul, hoje denominado de Park Sul, a equipe policial militar da viatura...

Ladrões assaltam pedestres na EPIA, fogem em ônibus e são presos em flagrante por militares do 4º BPM

Na noite desta terça-feira (23), a Polícia Militar do Distrito Federal, por meio das equipes de GTOP 24 (Alpha e Bravo) do 4º BPM,...

Coletânea Artística do Guará será lançada em julho com sarau literário e exposição de artes visuais

Iniciativa integra a 2ª edição do Festival do Guará e promove um dos maiores registros da produção cultural da cidade 143 escritores, 15 artistas visuais...

CEB IPes e PMDF firmam cooperação para reforçar combate ao furto de cabos no Distrito Federal

Acordo prevê compartilhamento de informações, uso de tecnologias de monitoramento e atuação integrada para proteger a infraestrutura de iluminação pública A CEB IPes e a...

Foragido da justiça que aterrorizava moradores da QE40 no Guará II foi preso pelo GTO24 no fim de semana

Durante patrulhamento tático realizado pela equipe do GTOP 24 na região conhecida como Beco do Arerê, local conhecido pela intensa mercancia ilícita de entorpecentes,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui