Projeto Sustentabilidade Tecnológica leva inovação ao Guará

Data:

Compartilhe:

Com apoio da Secti-DF, iniciativa integra tecnologia, educação e meio ambiente

O projeto Sustentabilidade Tecnológica vem transformando comunidades por meio da inovação e do compromisso ambiental. No centro dessa iniciativa, está o Labtec, programa de formação prática da Faculdade Projeção Guará que desenvolve soluções tecnológicas reais para problemas ambientais e sociais. Atualmente, os estudantes se encontram  na fase de mentoria, criando sistemas eficientes para a expansão dos pontos de coleta do Ecograna, uma solução inovadora que une tecnologia e economia circular.

O Ecograna permite a conversão de resíduos recicláveis em Pix e outras recompensas, incentivando o descarte correto e a conscientização ambiental. Com a implementação de novas tecnologias desenvolvidas no Labtec, o projeto está em constante evolução para tornar a solução cada vez mais eficiente e escalável. A iniciativa já conta com pontos de coleta ativos e segue em fase de crescimento para impactar ainda mais comunidades.

Martinha, ao fundo, é comerciante há vários anos na QE38 do Guará II e apoia a iniciativa

Toda semana, há conversas para discutir temas fundamentais sobre o manejo de resíduos e a gestão do lixo na comunidade. Nesses encontros, moradores e especialistas discutem a logística reversa e o impacto do Ecograna no dia a dia local. Também surgem iniciativas empreendedoras, demonstrando novas formas de geração de renda sustentável para toda região.

O projeto

Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) e o Instituto Multiplicidades, o projeto Sustentabilidade Tecnológica tem o objetivo de promover soluções inovadoras em sustentabilidade e tecnologia, impulsionando o desenvolvimento social e econômico no Guará.

Muito bom acreditar que podemos transformar o mundo com pequenas ações

Do Lixo ao Luxo

Guaraense, Dayse Amarilio se preocupa com uma questão que precisa de uma solução que seja percebida pela população.

Desde o início do mandato, a deputada distrital Dayse Amarilio identificou o lixo como uma das principais preocupações dos moradores do Guará e, por isso, já investiu R$ 500 mil na iniciativa, para trazer soluções para o problema. Além disso, implementou a instalação de 740 lixeiras e 12 papas-lixos pela cidade. “ Quero otimizar o descarte de resíduos para promover um ambiente mais limpo e saudável para a população que tanto merece. Estamos vendo o Guará mais limpo que nunca”, afirma a deputada.

A iniciativa busca dar visibilidade a ações inovadoras que integrem e potencializem oportunidades, estruturas, bens e serviços, promovendo a troca de experiências e proporcionando novos negócios e intercâmbio de conhecimento voltados para a sustentabilidade no Guará, alinhados ao conceito de economia circular e tecnologia.

Saiba mais sobre o projeto

*Com informações da Secti-DF

spot_imgspot_img
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

2
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Coletânea Artística do Guará será lançada em julho com sarau literário e exposição de artes visuais

Iniciativa integra a 2ª edição do Festival do Guará e promove um dos maiores registros da produção cultural da cidade 143 escritores, 15 artistas visuais...

CEB IPes e PMDF firmam cooperação para reforçar combate ao furto de cabos no Distrito Federal

Acordo prevê compartilhamento de informações, uso de tecnologias de monitoramento e atuação integrada para proteger a infraestrutura de iluminação pública A CEB IPes e a...

Foragido da justiça que aterrorizava moradores da QE40 no Guará II foi preso pelo GTO24 no fim de semana

Durante patrulhamento tático realizado pela equipe do GTOP 24 na região conhecida como Beco do Arerê, local conhecido pela intensa mercancia ilícita de entorpecentes,...

Moradores se unem em busca de soluções para o Guará

HackaCity Guará promove maratona de inovação para desenvolver propostas voltadas aos desafios da cidade No próximo sábado (27), o Instituto Multiplicidades promove o evento “Maratona...

Festival Elemento em Movimento inicia 8ª edição com formação de jovens e celebração da cultura periférica em Ceilândia

Com o tema "Sem Perder a Ternura", Festival reúne formação, circulação cultural, debates, shows e fortalecimento das juventudes periféricas do Distrito Federal Teve início no...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui