23.5 C
Brasília

Escolas públicas do Guará e mais três cidades recebem espetáculo teatral de prevenção ao bullying

Data:

Compartilhe:

A partir de abril, mês de referência no combate ao bullying, quatro escolas públicas do Distrito Federal receberão o espetáculo teatral Hora da Saída. A peça, que aborda a prevenção à violência e ao preconceito no ambiente escolar, será apresentada em instituições de ensino de Santa Maria, Fercal, Guará e Plano Piloto entre os dias 24 de abril e 5 de maio, para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O projeto, apoiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, não se limita às apresentações artísticas. Após cada sessão, o psicólogo Rodrigo Macedo (CRP 1204) e a diretora do projeto, Luciana Mauren, que também é Mestre em Artes, mediam uma conversa sobre bullying, cyberbullying e inclusão, com distribuição de cartilhas educativas e kits-lanche para os estudantes. O projeto ainda assegura acessibilidade, com apresentações traduzidas para Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição.

Arte como ferramenta de transformação

“Nosso objetivo é desnaturalizar a violência. Precisamos definir o que é bullying, diferenciando-o de outras formas de agressão, para que possa ser prevenido e combatido”, afirma Lucianna Mauren, diretora e idealizadora do projeto. Com mais de 10 anos de trajetória, o projeto já impactou centenas de alunos e inspirou a criação de grupos de apoio contra o bullying nas escolas.

A idealizadora do projeto relata que, após as apresentações, muitos estudantes se sentem à vontade para compartilhar experiências antes silenciadas. “Alguns choram, outros se abraçam, e há casos em que os próprios alunos criam iniciativas de combate ao bullying. Essa é a missão do projeto: usar a arte para revelar o invisível e transformar dor em ação”, destaca.

A coordenadora da escola CEF 1 do Guará, Juliana Siqueira Lemes, ressalta que a instituição já atua há anos com um olhar diferenciado e políticas de acolhimento para prevenir e combater o bullying. “Conhecemos o projeto da Luciana Mauren em 2015. Ela conseguiu esclarecer dúvidas dos alunos e sensibilizá-los sobre a importância de debater o tema e enfrentar essas situações. Desde então, cultivamos uma parceria sólida e uma grande admiração pelo seu trabalho”, afirmou a gestora.

Alinhamento com a lei e dados preocupantes

O projeto está em sintonia com a Lei 14.811/2024, que criminaliza o bullying e o cyberbullying no Brasil. A iniciativa busca enfrentar os altos índices de violência escolar no DF. 

Dados mais recentes da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no Distrito Federal, em 2019, 21,8% dos estudantes entre 13 e 17 anos, tanto de escolas públicas quanto de particulares, sofreram algum tipo de humilhação ou provocação por parte dos colegas, duas ou mais vezes. 

A equipe do projeto acredita no poder da arte como ferramenta de transformação social. “Quando conheci o termo ‘bullying’, em 2008, ele era pouco difundido. Descobri que situações que vivi como estudante e professora tinham um nome e isso mexeu comigo”, relembra Lucianna.

Sobre a idealizadora

Luciana Mauren é a idealizadora, diretora e dramaturga do projeto pedagógico cultural Hora da Saída. É  multiartista, Mestre em Artes pela Universidade de Brasília e esteve como professora de Direção Teatral e Interpretação Teatral no Departamento de Artes Cênicas da UnB durante os anos de 2017 e 2018. Antes disso, deu aulas de História Mundial do Teatro durante mais de dez anos em instituições particulares de Ensino Médio e Cursos pré vestibular de Brasília. Como artista cênica atua profissionalmente como diretora, dramaturga e atriz, desde 2004, com projetos para o público adulto e infanto juvenil.

Serviço

Evento: Espetáculo Hora da Saída + debate

Público: Alunos do Ensino Fundamental II e Médio da rede pública do DF

Locais: Escolas de Santa Maria, Guará, Fercal e Plano Piloto

Datas: Abril e maio de 2025 (agendamento interno)

Apoio: FAC/Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF

Saiba mais: @Bullying_horadasaida

Ficha Técnica

Coordenação geral, direção e dramaturgia: Luciana Mauren

Núcleo de atores: Clarice Farias, Duda Tavares, Lhorran Santiago e Vitor Han

Figurino: Andrea Patzsch 

Psicólogo: Rodrigo Macedo (CRP 1204)

Designer gráfico: Henrique Marinelli

Produção Executiva: Daniela Vasconcelos 

Gestão de projeto: Kamala Ramers 

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Lei estabelece diretrizes para a criação de Centros de Robótica nas escolas

A norma prevê a implementação e estruturação de espaços voltados ao letramento digital, à robótica e à utilização da IA como elemento didático Preparar os...

Serviço de recuperação asfáltica pode ser solicitado de forma 100% digital no DF

Programa Administração Regional 24 Horas reúne órgãos do GDF, reduz tempo de resposta e amplia transparência no atendimento à população Durante o período chuvoso, quando...

Rua de Lazer do Guará abre calendário de 2026 com programação gratuita para toda a família

Com o tema Férias, evento será realizado em 25 de janeiro, com atividades culturais, esportivas, ações de cidadania e serviços de saúde Com o tema...

Protetores de animais ganham segurança jurídica contra punições de condomínios no Distrito Federal

Lei 7.791/2025 garante o direito de cuidar de animais comunitários em condomínios e áreas próximas A Câmara Legislativa promulgou uma norma que dá segurança jurídica...

Carnaval 2026: Prorrogado prazo para recursos sobre resultado provisório do DF Folia 2026

Fase recursal dos blocos segue aberta até o sábado (24), às 14h A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF) informa que o...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido