21.5 C
Brasília

Novembro Azul: UBS 03 do Guará fez busca ativa dos trabalhadores da QE40

Data:

Compartilhe:

Os servidores da Unidade Básica de Saúde 03 do Guará II vêm se destacando nas campanhas programadas pela Região Centro Sul de Saúde, com a realização de busca ativa na comunidade com ações mais próximas da população. O Novembro Azul, que inspira cuidados aos homens, literalmente foi às ruas para oferecer atenção primária com testes rápidos de HIV, Aids e sífilis; medição de pressão e nível glicêmico, além das vacinas contra a Covid-19 e Influenza e consulta com nutricionista.

O comerciante, proprietário do Horti Fruti Da terra, Rogério Silva Mendes, não mora no Guará, mas trabalha

Nesta última semana, 23/11, a ação ocorreu na Praça Itajubá, na QE40, em parceria com a Prefeitura Comunitária, que entrou com a parte de infraestrutura como tendas,cadeiras e mesas para que os servidores destacados pudessem atender ao público com o conforto e agilidade.

Ronaldo da Costa, aproveitou para por em dia a vacina e riu para não chorar

Segundo o prefeito Ronaldo da Costa, a primeira ação de saúde na área da prefeitura tem tudo para se tornar rotineira. “O chamado do posto para parceria foi essencial para que pudéssemos trazer este serviço tão fundamental para nossa comunidade. É aqui que os trabalhadores se encontram, com muito comércio de prestação de serviços, como mercadinhos, informática, e inúmeras oficinas. É onde os homens labutam o dia inteiro e só vão procurar ajuda médica nas UTIs. Fizemos um trabalho de conscientização entre os empresários para que pudessem enviar, aos poucos, os empregados para cuidarem da saúde. Foi um sucesso. Com certeza esta parceria vai continuar em 2023”, relatou entusiasmado Costa.

Rubens Silvestre da Costa, do Arerê Lanches, também entrou na agulha que preserva a saúde

Outro fator importante e responsável pela diabetes está no ganho de peso. A nutricionista da UBS 03, Alessandra Martins estava lá na tenda da saúde para explicar aos homens, a maioria com grande circunferência abdominal, o quanto é importante vigiar a questão da alimentação. os homens foram pesados, medidos e responderam um questionário sobre alimentação. Alguns foram orientados a procurar a UBS, na QE 38, para acompanhamento nutricional.

Administrador do Guará, Roberto Nobre, com uma pressão oscilando para cima

Paralelamente, alunos do curso de Enfermagem da Unieuro, entre brincadeiras divertidas para os presentes no evento, davam dicas sobre os cuidados com a dengue,e em troca, ofertavam mimos a quem participasse. Uma maneira diferente de ensinar. Além dos trabalhadores, moradores e comerciantes, aproveitaram a ocasião para fazer um mini check up e tomar vacinas atrasadas.

Lucas, Alicia e Leide são estudantes de Enfermagem da Unieuro e já estão na prática da profissão

“Aproveitei e tomei a 4ª dose da vacina da Covid-19 e mandei a da gripe, Influenza, também”, relatou Rubens Silvestre da Costa, 51 anos. “Há 26 anos estou neste setor e nunca presenciei uma ação deste tipo para esta comunidade carente de tudo”, informou o comerciante. Já o morador da QE 40, Reginaldo Galvão, 39 anos, relatou que achou a ação maravilhosa e muito bacana para todos.

Gláucia Pereira Veloso é secretaria da Prefeitura Comunitária, Roberto Nobre e o prefeito Ronaldo da Costa

O prefeito Ronaldo da Costa comentou que é menos oneroso para os patrões quando o atendimento em saúde vem próximo das empresas. “Por isto buscamos parceiros e encontramos respostas rápidas de todos. Até um lanche nos foi ofertado para que os servidores não tivessem que se deslocar para se alimentar. As tendas conseguimos nas administrações regionais, o Nevitto Sorveteria e o Quiosque do Chiquinho cederam as mesas e cadeiras. Então, esta primeira ação de saúde se tornou viável.Não posso deixar de agradecer à equipe da UBS 03, sob o comando do enfermeiro Afonso Mendes, que possui servidores tão empenhados em realizar um atendimento de excelência na Atenção Primária da Saúde”, enalteceu o prefeito comunitário.

A nutricionista Alessandra Martins ensinando ao trabalhador os cuidados com a alimentação diária

SÁBADOS

Lembrando que o mês de novembro ainda não acabou e todos podem ir à UBS 03 para receber estes cuidados especiais, além dos rotineiros. E outra informação importante a ressaltar, esta UBS, da QE 38, abre todos os sábados para atendimento até às 12 horas, com aplicações de vacinas, inclusive a farmácia. Relembrem que em uma manhã de sábado que nasceu um bebê no postinho da 38, como é carinhosamente chamado pela comunidade.

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

1

━ Relacionadas

BRB Mobilidade orienta sobre procedimentos para o Passe Livre Estudantil

A relação com os dados dos estudantes regularmente matriculados deve ser repassada mensalmente ao BRB Mobilidade pelas instituições de ensino para a manutenção do...

Policiais da 8ª DP da Estrutural prendem homem que enganou família para abusar de menina com 4 anos

Na última sexta-feira (16/02/24), policiais da 8ª DP prenderam em flagrante umhomem de 45 anos pelo crime de estupro de vulnerável, tendo como vítima...

Zoo Experiência oferece mais 120 vagas para 6 e 7 de março

Participantes devem fazer a inscrição pelo formulário e escolher roteiro da visita O Zoológico de Brasília abriu120 vagas para o Projeto Zoo Experiência. Esta iniciativa,...

Iniciativa que reúne advogadas pretas premiará as melhores profissionais de 2023

No Best Sisters In Law 115 finalistas concorrem a 18 prêmios, divididos por categorias O maior grupo de advogadas pretas do Brasil vai premiar as...

Segurança que matou cliente na porta de bar do Guará II é preso

Marciel de Sousa Barros estava foragido desde a terça-feira passada (13/2), dia do assassinato. Ele foi detido depois de se apresentar na delegacia Marciel de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido