24.5 C
Brasília

Corpus Convida: mostra leva dança e ritmos do cerrado para teatros do DF

Data:

Compartilhe:

Programação conta com artistas e companhias de diferentes territórios culturais do DF. Apresentações gratuitas acontecem dias 9, 12 e 26 de julho no Teatro Sesc Newton Rossi, no Teatro Nacional Cláudio Santoro e no Complexo Cultural de Planaltina.

Dos corpos que dançam no chão vermelho, nasce mais uma vez o Corpus Convida — Ritmos do Cerrado. Em sua segunda edição, o projeto expande o palco e abre os braços para a diversidade da dança feita no Distrito Federal, levando ao público um ciclo de encontros que reverenciam a ancestralidade e a potência do corpo presente.

A mostra de dança, idealizada pelos artistas e diretores Lenna Siqueira e Dilo Paulo, da Companhia Afro Contemporânea Corpus Entre Mundos, será realizada de forma descentralizada em três regiões do Distrito Federal — Ceilândia, Plano Piloto e Planaltina, com apresentações no Teatro Sesc Newton Rossi (dia 9), no Teatro Nacional Cláudio Santoro (dia 12) e no Complexo Cultural de Planaltina (dia 26).

As apresentações são gratuitas e contam com a curadoria de Naná Vianna e Leandro Lira, artistas que valorizam a ancestralidade, o corpo em movimento e as expressões culturais dos territórios.

Realizado pela Companhia Afro Contemporânea Corpus Entre Mundos, o projeto tem apoio do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC) e do programa SESC + Cultura.

“A mostra nasceu com o propósito de promover encontros entre artistas e públicos, criando experiências de troca, visibilidade e afirmação para múltiplos estilos de dança e para a cena cultural do Distrito Federal”, destaca a diretora Lenna Siqueira. “Trata-se de um convite à presença — à escuta do corpo, da memória e do território.”

Dez trabalhos serão apresentados nas três etapas da mostra e incluem grupos, duos e solos de dança. Entre os destaques da programação estão o grupo Empire, do Gama, que mistura ritmos como samba, funk, bossa nova e forró, e o Balé das Deusas, que apresenta coreografias voltadas para o samba e suas diversas manifestações.

“Estar presente no festival Corpus Convida representa, para o Balé das Deusas, um marco importante de reconhecimento e valorização da arte do samba enquanto linguagem cênica. Acreditamos na dança como expressão política, cultural e de resistência da nossa própria identidade”, destaca o criador do Balé, comunicador e produtor cultural Lucas Luz.

Serviço

Corpus Convida — Ritmos do Cerrado
9 a 26 de julho
9 de julho –  Ceilândia Norte –  Teatro Sesc Newton Rossi – 15h
12 de julho – Plano Piloto – Teatro Nacional Claudio Santoro – 19h
26 de julho – Planaltina – Complexo Cultural de Planaltina – 19h
Classificação Indicativa: Livre
Para retirada de ingressos (gratuitos): https://linktr.ee/corpusconvida

Observação: Nos dias 9, 12 e 26 de julho haverá intérprete de libras e programação em braile. No dia 12 de julho, audiodescrição.

PROGRAMAÇÃO

9 de julho – Ceilândia Norte
 Teatro Sesc Newton Rossi | 15h
Gih Ferreira – Fulôrecer
Mylena Edna Santos – Do Caminho das Ancestrais ao Passeio até Aqui
Nathália Sol – Borboleteia
Fernanda Fernandes Muniz – A Gira
Empire – Brasil e sua versatilidade
Balé das Deusas – Expressão do samba
Companhia Corpus Entre Mundos – Semutsoc

12 de julho – Plano Piloto
 Teatro Nacional Claudio Santoro | 19h
Gih Ferreira – Fulôrecer
Nathália Sol – Borboleteia
Mylena Edna – Do Caminho das Ancestrais ao Passeio até Aqui
Empire – Brasil e sua versatilidade
Balé das Deusas – Expressão do samba
Helena Bastos – A Queda
Companhia Corpus Entre Mundos – Semutsoc

26 de julho – Planaltina
 Complexo Cultural de Planaltina | 19h
Gih Ferreira – Fulôrecer
Aline Sugai – SINTOMA
Lab Coreográfico – Se não fosse a borboleta, a lagarta teria razão
Nathália Sol – Borboleteia
Empire – Brasil e sua versatilidade
Balé das Deusas – Expressão do samba
Companhia Corpus Entre Mundos – Semutsoc

Saiba mais
Companhia Afro Contemporânea Corpus Entre Mundos

A Corpus Entre Mundos é uma companhia de dança afro‑contemporânea fundada em 2013 e atualmente sediada em Brasília, sob a direção de Dilo Paulo e Lenna Siqueira . Desde o início, a companhia se distinguiu por mesclar diversas culturas, danças e idiomas — com bailarinos vindos de Angola, Brasil, Suíça e Austrália. Entre os principais espetáculos estão Entre Mundos, Muhatu, Muxima (coração, em kimbundu), Semutsoc, Ekesa‑Sanko, Rareneger e Memórias da Água.

A proposta estética da Corpus Entre Mundos envolve o resgate das raízes africanas e afro‑brasileiras, explorando temas como identidade, ancestralidade, feminilidade, natureza e memória através de linguagens coreográficas profundas, ritmos e dramaturgia visual.

Além das apresentações nacionais e internacionais (incluindo Brasil e Angola), a companhia também desenvolve atividades pedagógicas como cursos, residências artísticas e oficinas. O grupo atua na promoção da dança negra contemporânea, oferecendo visibilidade, empoderamento e condições de empregabilidade a artistas periféricos e negros.

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Acidente na Avenida Central do Guará II deixa mulher e bebê feridos

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atendeu essa ocorrência às 20h48 dia (06/07/2025) empenhando 04 (quatro) viaturas. Ao chegarem ao local da...

Com emendas da senadora Leila, moradores do Varjão participam do plantio do primeiro Jardim de Chuva na Serrinha

Os moradores do Varjão deram um passo importante rumo à sustentabilidade com a realização da etapa de plantio comunitário do primeiro Jardim de Chuva...

Cidade Estrutural recebe novas oficinas gratuitas de crochê com foco em geração de renda

A comunidade da Cidade Estrutural receberá, a partir do dia 7 de julho, a nova etapa do projeto Vigília Cultural Artesanato Empreendedorismo & Formação,...

Estudantes conscientizam motoristas em blitzes educativas contra incêndios no DF

Ações em Brazlândia e no Lago Oeste, na sexta (4), marcaram o encerramento do cronograma de prevenção a queimadas com mobilização de órgãos ambientais...

Férias escolares: Zoo de Brasília abre às portas amanhã, 7 de julho

Espaço havia sido fechado como medida de segurança após casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP); vistorias técnicas apontaram estabilidade epidemiológica e descartaram...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido