25.5 C
Brasília

ECA  35 anos: Paula Belmonte destaca avanços na proteção de crianças e adolescentes

Data:

Compartilhe:

A deputada reafirmou o compromisso com a prioridade absoluta das crianças — uma marca da atuação dela na Câmara Legislativa

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) chega aos 35 anos com motivos para ser celebrado. Assim como o Sistema Único de Saúde (SUS), o conjunto de regras que protege a infância e a juventude é patrimônio do Brasil. Para a deputada distrital Paula Belmonte, a marca consolida o cuidado e o investimento nas crianças e no futuro.

“Sou mãe de seis filhos e me sinto honrada em valorizar não apenas nossas crianças, mas também nossos adultos. O ECA consolida a prioridade absoluta das crianças, conforme artigo 227 da Constituição Federal”, defende a deputada.

Em alusão à data, Paula Belmonte participou de sessão solene no Senado Federal e no Fórum da Infância e da Juventude do Distrito Federal.

A deputada reafirmou o compromisso com a prioridade absoluta das crianças — uma marca da atuação dela na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). “Não podemos falar em desenvolvimento sem assegurar que todas as crianças tenham acesso a creches e escolas com metodologias diversificadas, que atendam às diferentes necessidades, como no caso das crianças com altas habilidades”, destaca.

O marco regulatório assegura direitos e deveres da infância e adolescência no Brasil. Criado em 1990, estabelece garantias como acesso a saúde, educação, lazer, cultura e, principalmente, proteção contra todo tipo de violência.

Paula Belmonte ressaltou ainda a importância de políticas públicas abrangentes para garantir direitos essenciais, como acesso à educação, água potável, saneamento básico e alimentação adequada. “É fundamental que os pais tenham garantias para educar seus filhos conforme suas convicções, sem sofrer perseguições”, enfatiza.

Para Paula, o envolvimento da família é peça-chave para o sucesso na proteção infantil. “Como cuidar das nossas crianças e adolescentes se os pais não forem educados e cuidados? A família é a base desse processo”, finaliza.

Atuação

Paula Belmonte é autora das leis que criaram a Política Distrital pela Primeira Infância e o Comitê Intersetorial, que defende crianças com prioridade real, orçamento, planejamento e ações concretas.

Na Câmara, como deputada federal, a parlamentar fez nove proposições. Quatro delas foram aprovadas e aguardam a apreciação do Senado Federal. Entre elas o PL5148/2019, que destina recursos do Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente às políticas públicas, projetos e programas voltados para a primeira infância. Outra proposta é criar o relatório ‘Orçamento da Primeira Infância (OPI)’, como instrumento de controle social e fiscalização do orçamento público. Graças a uma proposição minha, o Programa Criança Feliz (PCF) pode ser incluído na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas). O texto tramita ainda será apreciado pelos senadores.

Cinco projetos tramitam na Câmara, com avanços nas comissões. Um dos exemplos é a proposta que cria o Programa Universal de Proteção Infantil (PL 3166/2020).

O ECA

O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8.069, de julho de 1990, que regulamenta o artigo 227 da Constituição Federal, define as crianças e os adolescentes como sujeitos de direitos, em condição peculiar de desenvolvimento, que demandam proteção integral e prioritária por parte da família, sociedade e do Estado.

Como consequência da doutrina de proteção integral à criança e ao adolescente, o ECA prevê a integração operacional dos órgãos e instituições públicas e entidades da sociedade civil, visando à proteção, à responsabilização por ação ou omissão de violação dos direitos, à aplicação dos instrumentos postulados pelo sistema e à interação entre os atores desse sistema.

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Deputado Hermeto desmente fake news e reforça defesa da Escola Parque da Natureza no Núcleo Bandeirante

A Escola Parque da Natureza e Esporte, no Núcleo Bandeirante, segue funcionando em plena atividade, atendendo mais de 1.200 estudantes da rede pública, inclusive...

Homem que tentou aplicar golpe da falsa identificação no GTOP 24 em área de tráfico de drogas foi preso no Guará

Quando em patrulhamento tático pelas áreas com diversas denúncias reiteradas de tráfico de entorpecentes, as equipes GTOP 24 Alfa e Bravo lograram êxito em...

Pesquisa apoiada pela FAPDF revela impactos emocionais da pandemia em idosos

Estudo mostra como pessoas idosas enfrentaram o medo, as perdas e o isolamento durante a covid-19 A campanha Janeiro Branco é um mês dedicado à...

Inscrições para cursos gratuitos de panificação, confeitaria e cozinha poderão ser feitas a partir de segunda-feira (2)

Ao todo, 50 vagas serão ofertadas para o projeto Pró-Comunidade, de qualificação profissional em áreas da gastronomia no Distrito Federal A Secretaria de Desenvolvimento Econômico,...

Bicicleta motorizada é recolhida novamente na QE40 do Guará II por militares do 4ºBPM e volta ao DER

Não bastou a última apreensão da semana retrasada de três bicicletas motorizadas, que infernizam a vida dos moradores da QE40 do Guará II, ao...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido