Depois de meses de muito aprendizado, vivências e troca de experiências, o projeto Letramento Racial: Narrativas e Vivências chega ao fim com uma grande celebração. A culminância será neste sábado, 9 de agosto, a partir das 10h, na quadra de esportes da Escola Classe JK, no Sol Nascente.
Durante os encontros, que aconteceram de maio ao início de agosto, crianças e adolescentes participaram de atividades que ajudaram a reconhecer e combater o racismo no dia a dia. A ideia foi mostrar, de forma leve e acolhedora, como é possível valorizar a identidade negra e construir relações mais justas e respeitosas.

Para marcar esse encerramento, a manhã vai ser de festa. Estão confirmadas apresentações culturais com o talento Miquéias Paz, o grupo Mamulengo Sem Fronteiras e a potente voz da MC Cristyle.
Ao longo do projeto, os participantes mergulharam em rodas de conversa, leituras de autores negros, filmes e oficinas de criação de narrativas pessoais e artísticas. O resultado foi transformador: mais consciência sobre identidade racial, menos atitudes discriminatórias e um despertar coletivo sobre direitos e pertencimento.
A procura foi grande, principalmente entre os adolescentes, o que mostra a importância de iniciativas como essa para a comunidade.
O projeto foi realizado pelo Instituto Mover da Vida, com apoio de emenda parlamentar do deputado federal Reginaldo Veras, e já deixou sementes plantadas para novas ações. Novas oficinas e formações já estão sendo planejadas, reforçando o compromisso com uma educação mais inclusiva, representativa e antirracista.