Uma política a mais de segurança pública, muito aguardada pelos moradores da QE38 do Guará II, considerada de alta periculosidade, dentro da mancha criminal do Guara, o monitoramento por câmera já está sendo comemorado por moradores e lideranças comunitárias da região. Ao assumir como novo comandante do 4º BPM, o TC Passos tem procurado ouvir as necessidades que a comunidade tanto precisa. Esta é mais uma tecnologia que vem agregar ao trabalho de policiamento inteligente. A câmara foi colocada em um local onde os estudos demonstraram a grave pertubação do sossego e a constante desordem nos finais de semana. Com certeza, sabendo que estão sendo monitorados, os meliantes vão pensar duas vezes.

Em todo Guara I e II, são 45 câmeras de policiamento, instaladas em locais estratégicos, que monitoram as entradas e saídas da cidade e os principais pontos de concentração de crimes, como assaltos a mão armada e furtos. O policiamento comunitário inteligente é uma determinação da Secretaria de Segurança Pública, cujo titular da pasta, Sandro Avelar tem como prioridade. O coordenador da SSP-DF, Itamar Matos acompanhou de perto todo o processo burocrático, até a instalação final na QE38. Vejam o agradecimento do senhor Almir Ximenes:
Prezado Senhor Tenente-Coronel Fernando Passos ,
Em nome de nossa comunidade, expressamos nossos sinceros agradecimentos pela instalação da câmara de monitoramento entre o Comércio Local I e II. A notícia da atuação do 4° Batalhão de Polícia, por meio da Secretaria de Segurança Pública, foi recebida com aplausos e gratidão, pois o monitoramento constante é de fundamental importância para todos nós.
Nosso bairro, o mais recente da expansão QE 38, possuía um histórico de tranquilidade, mas vinha perdendo qualidade de vida e sendo ameaçado pela insegurança, em razão do aumento das ocorrências policiais e da perturbação do sossego nos finais de semana, principalmente devido às festas rave realizadas em áreas públicas em frente às residências.
Graças ao trabalho que vem sendo desempenhado pelo 4° Batalhão da Polícia Militar do Guará, temos observado uma clara mudança no comportamento coletivo. A cidade está mais tranquila, os moradores sentem-se mais seguros e renovam a esperança de que a QE 38 está passando por uma verdadeira transformação. Com fé em Deus, em breve teremos um bairro livre das manchas criminais, atendendo ao anseio maciço de seus moradores, que já percebem um ambiente de paz, sossego, respeito mútuo e harmonia.
Assim, parabenizo e registro, em nome de toda a comunidade, nosso profundo reconhecimento e sincero agradecimento.
A Associação Morar Futuro do Guará e Prefeitura Comunitária da QE38, também manifestaram nas redes sociais os agradecimentos pela instalação da câmera de segurança.











