28.5 C
Brasília

Projeto de lei de Hermeto avança e pode levar câmeras de monitoramento a passagens subterrâneas de Brasília

Data:

Compartilhe:


O projeto de lei 481/2023, de autoria do deputado distrital Hermeto (MDB), segue em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal e já conta com parecer favorável nas comissões de Segurança e de Assuntos Sociais. A proposta determina a instalação de câmeras de monitoramento em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com acompanhamento em tempo real pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom-DF).

Se aprovado nas próximas etapas — Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) e Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) — o texto poderá se tornar lei, garantindo um reforço tecnológico para a segurança de pedestres que utilizam esses espaços, frequentemente alvo de reclamações e considerados pontos de vulnerabilidade.

De acordo com o texto, as câmeras serão posicionadas em pontos estratégicos e interligadas ao sistema de videomonitoramento da Polícia Militar, permitindo resposta imediata a ocorrências. O Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) também terá acesso às imagens, para subsidiar ações de planejamento e manutenção da segurança viária.

O projeto estabelece ainda que o DER será responsável pela manutenção dos equipamentos, garantindo que permaneçam em pleno funcionamento. Caso haja descumprimento, o órgão poderá sofrer advertências e multas, segundo prevê a proposta.

Hermeto destaca que a iniciativa busca ampliar a sensação de segurança da população. “Esses locais, muitas vezes, são utilizados por criminosos para a prática de delitos, colocando em risco a integridade física e o patrimônio dos cidadãos. A instalação de câmeras e a presença de motocicletas da PMDF nesses espaços públicos contribuirão para inibir a ação de criminosos e auxiliar na resolução de eventuais ocorrências”, afirmou o parlamentar no texto de justificativa do PL. 

O deputado também sugere que policiais em motocicletas ou bicicletas façam rondas diárias nas passagens, reforçando a vigilância presencial.

A proposta legislativa chega em sintonia com ações que já estão em estudo pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Segundo informações publicadas pelo portal Acorda DF, o Executivo local prepara medidas para aumentar a segurança nas passagens subterrâneas, como melhorias na iluminação e intensificação do policiamento.

Com a aprovação do projeto de Hermeto, essas medidas ganhariam reforço permanente, com a tecnologia de monitoramento servindo como ferramenta integrada às forças de segurança pública.

O PL 481/2023 já foi aprovado na Comissão de Segurança e na Comissão de Assuntos Sociais e aguarda análise da CEOF e da CCJ. Se avançar nessas etapas, seguirá para votação em plenário, onde precisará da maioria simples dos votos para ser aprovado.

Por Vanessa de Araújo

Assessoria de Comunicação ASCOM 

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Senac Ceará leva cultura, tradição e gastronomia à Brasília na Semana da Gastronomia Regional

Evento promovido pelo Senac Nacional contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio-CE Luiz Gastão, e destacou o projeto Museus Orgânicos, que celebra...

Repositor de supermercado da QE40 no Guará II é preso pela PCDF por estupro de vulnerável contra sua enteada

Segundo relatos de colegas de trabalho, que conviviam diariamente com ele, Leonardo Nascimento era muito calado, chegando até ser grosseiro quando se tentava...

Fluminense: vitória suada

Por Raimundo Ribeiro Na estréia do novo uniforme, o Fluminense recebeu o Juventude em busca de se aproximar do G4.O adversário começa com marcação alta,...

Bandido furta hidrometrô do edifício Monalisa no Guará II e vai preso em flagrante por militares do 4º BPM

Moradores edifício Monalisa, situado na QE 23 do Guará II, entraram em contato com o 4º Batalhão da Polícia Militar - RO 24, relatando...

Cem porções de crack são apreendidas na QE38 do Guará II pelo 4º BPM

Na noite da última quarta-feira(15), por volta das 20h20, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), durante patrulhamento tático na QE 38 do Guará,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido