23.5 C
Brasília

Projeto de lei de Hermeto avança e pode levar câmeras de monitoramento a passagens subterrâneas de Brasília

Data:

Compartilhe:


O projeto de lei 481/2023, de autoria do deputado distrital Hermeto (MDB), segue em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal e já conta com parecer favorável nas comissões de Segurança e de Assuntos Sociais. A proposta determina a instalação de câmeras de monitoramento em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com acompanhamento em tempo real pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom-DF).

Se aprovado nas próximas etapas — Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) e Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) — o texto poderá se tornar lei, garantindo um reforço tecnológico para a segurança de pedestres que utilizam esses espaços, frequentemente alvo de reclamações e considerados pontos de vulnerabilidade.

De acordo com o texto, as câmeras serão posicionadas em pontos estratégicos e interligadas ao sistema de videomonitoramento da Polícia Militar, permitindo resposta imediata a ocorrências. O Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) também terá acesso às imagens, para subsidiar ações de planejamento e manutenção da segurança viária.

O projeto estabelece ainda que o DER será responsável pela manutenção dos equipamentos, garantindo que permaneçam em pleno funcionamento. Caso haja descumprimento, o órgão poderá sofrer advertências e multas, segundo prevê a proposta.

Hermeto destaca que a iniciativa busca ampliar a sensação de segurança da população. “Esses locais, muitas vezes, são utilizados por criminosos para a prática de delitos, colocando em risco a integridade física e o patrimônio dos cidadãos. A instalação de câmeras e a presença de motocicletas da PMDF nesses espaços públicos contribuirão para inibir a ação de criminosos e auxiliar na resolução de eventuais ocorrências”, afirmou o parlamentar no texto de justificativa do PL. 

O deputado também sugere que policiais em motocicletas ou bicicletas façam rondas diárias nas passagens, reforçando a vigilância presencial.

A proposta legislativa chega em sintonia com ações que já estão em estudo pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Segundo informações publicadas pelo portal Acorda DF, o Executivo local prepara medidas para aumentar a segurança nas passagens subterrâneas, como melhorias na iluminação e intensificação do policiamento.

Com a aprovação do projeto de Hermeto, essas medidas ganhariam reforço permanente, com a tecnologia de monitoramento servindo como ferramenta integrada às forças de segurança pública.

O PL 481/2023 já foi aprovado na Comissão de Segurança e na Comissão de Assuntos Sociais e aguarda análise da CEOF e da CCJ. Se avançar nessas etapas, seguirá para votação em plenário, onde precisará da maioria simples dos votos para ser aprovado.

Por Vanessa de Araújo

Assessoria de Comunicação ASCOM 

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Fluminense: vitória gigante do tricolor

Por Raimundo Ribeiro O Fluminense recebeu o Mirassol, sensação do campeonato, e na primeira jogada Serna arranca, o zagueiro faz a falta, o soprador Daronco...

Delegado Hebert Léda está na chapa 1 que concorre à reeleição do SindepoDF

Há poucos dias da eleição para a nova diretoria do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do Distrito Federal, 12 de novembro, a chapa...

Câmara Federal aprova ampliação gradual da licença-paternidade para todos os trabalhadores CLT

Licença passará de 10 dias para 20 dias A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira...

Sucesso absoluto! Heroínas do K-Pop abre terceira sessão em Brasília após explosão de vendas

O espetáculo Heroínas do K-Pop virou um verdadeiro fenômeno em Brasília! Depois de duas sessões praticamente esgotadas, o sucesso foi tanto que uma terceira...

GTOP 24 liberta mulher que estava em cácere privado no Guará II

O GTOP 24, da equipe de patrulhamento tático do 4º BPM, foi acionado para atender ocorrência de cárcere privado, onde uma mulher...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido