A 2ª edição da Mostra Extraordinária, em cartaz de 1º a 26 de dezembro de 2025 no Espaço Cultural Athos Bulcão da Câmara Legislativa do DF, une arte, sustentabilidade e geração de renda ao celebrar o trabalho de mulheres da Central de Reciclagem do Varjão (CRV). A exposição é resultado de uma parceria entre artistas visuais e as cooperadas, que transformam resíduos sólidos em obras de arte. A iniciativa, que reverte integralmente a venda das peças para a cooperativa, busca dar visibilidade a um trabalho essencial para o meio ambiente, mas frequentemente ignorado pela sociedade.

O projeto, idealizado pela produtora Virshna Cunha, fortalece não apenas a economia circular, mas também a autoestima das recicladoras-artistas. As obras em exposição – como “Lobo Guará” e “Mulher com Brinco de Plástico” – são fruto de oficinas ministradas por arte-educadores e simbolizam a transformação do lixo em expressão artística.

Por fim, a Mostra Extraordinária também joga luz sobre os desafios estruturais enfrentados pelas centrais de reciclagem, como o descaso do poder público com a coleta seletiva, que chega prensada e misturada com lixo comum, dificultando a triagem e reduzindo a renda das famílias. O evento conta com o apoio do FAC e da Lei Paulo Gustavo, reforçando o papel das políticas públicas no fomento à cultura e à sustentabilidade.
Crédito das fotos: Tatiana Reis










