25.5 C
Brasília

DICAS NA BLACK FRIDAY

Data:

Compartilhe:

Por ILDECER AMORIM

Nesta sexta-feira (29) tem início a “Black Friday”, período de promoções que antecedem o Natal e, é muito aguardado pelos consumidores e pelo comércio varejista. Porém, é necessário atenção aos riscos de golpes.

Ildecer: Não se deixe levar por ofertas tentadoras, principalmente pela internet, tudo precisa ser verificado e comprovado.

Pensando nisso, trouxemos para os leitores, algumas dicas e alertas:

1 – Pesquisar o preço dos produtos que deseja comprar antes do período da “Black Friday” para que possa avaliar a variação do preço promocional e se os descontos ofertados valem a pena. Existem sites que fazem essa comparação como o Zoom.

www.natura.com.br/consultoria/soniamachado

2 – Consultar as lojas virtuais que aderiram ao Selo Black Friday Legal, que é concedido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), e informa as empresas que se comprometeram a respeitar o consumidor, com ofertas reais, e foram aprovadas no processo de avaliação da entidade. 

3 – Pesquisar no site da empresa informações básicas, tais como, nome empresarial, CNPJ/CPF, endereço físico e eletrônico e outras informações que facilitem o contato com o fornecedor. Consultar a Receita Federal, também é uma boa dica.

4 – Identificar a segurança do site da loja virtual, se possui conexões seguras para proteção dos dados do consumidor. Verificar a presença do “https” no início do endereço eletrônico, e a presença do cadeado ativado indicando que o site é seguro.

5 – Se informar sobre idoneidade da empresa, é importante.  A internet oferece ferramentas para a busca. Saber sobre entregas, preços e qualidade dos produtos recebidos. As experiências de amigos e familiares sobre o modo de atuação da empresa, também ajudam.

6 – Fornecer os dados bancários apenas a sites que possuam certificado de segurança. Evitar pagamentos ou compras por meio de computadores de terceiros ou redes Wi-Fi públicas.

7 – Não abrir links enviados por e-mail não solicitado que levam a sites fraudulentos ou a instalação de malware nos computadores ou dispositivos móveis. O malware é um programa ´impostor´ que causa danos, alterações ou roubo de informações.

8 – Não comprar por impulso e evitar o super endividamento na aquisição de qualquer produto.

9 – Se desistir da compra, pode fazê-lo, sem nenhum ônus, no prazo de sete dias corridos, a contar da data do recebimento do produto.

10 – Guardar todos os registros de compra, notas fiscais, e-mails, protocolos de atendimento, códigos de localização, prints de tela, oferta, e tudo que comprove o negócio.

Boas compras!

Esta é uma loja física que está instalada no Guará há aproximadamente uma década

*Ildecer Amorim é advogada especialista em direito do consumidor

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Após escândalos, Filadélfia do Guará ( busca pastor-presidente para recuperar credibilidade, princípios morais e segurança interna; três nomes são cotados

Por Fred Lima O pastor-presidente Marcos Campos renunciou no dia (25/1) ao comando da Igreja Batista Filadélfia do Guará (DF). A decisão veio após a...

Três unidades básicas de saúde do Guará tem imunização neste sábado

A população do Distrito Federal terá mais de 50 opções de locais para se vacinar neste sábado (7). Os pontos estarão espalhados por 21...

Prazo para negociar dívidas de ICMS com até 70% de desconto em multas e juros termina na próxima terça (10)

Pessoas físicas e jurídicas terão condições especiais para quitar débitos O prazo para aderir à negociação facilitada sobre débitos de ICMS inscritos na dívida ativa,...

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Iniciativa do Instituto Acolher promove cursos de Marketing Digital, Secretariado e Radialista com foco na autonomia econômica e inserção no mercado de trabalho. Com o...

Liberta DJ abre chamado para mulheres ocupando e fortalecendo espaços em Brasília

A pergunta é direta — e necessidade: onde estão as DJs de Brasília?O Liberta DJ – Festival de DJs quer dar visibilidade, abrir espaço e fortalecer a presença feminina...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido