14.8 C
Brasília

DICAS NA BLACK FRIDAY

Data:

Compartilhe:

Por ILDECER AMORIM

Nesta sexta-feira (29) tem início a “Black Friday”, período de promoções que antecedem o Natal e, é muito aguardado pelos consumidores e pelo comércio varejista. Porém, é necessário atenção aos riscos de golpes.

Ildecer: Não se deixe levar por ofertas tentadoras, principalmente pela internet, tudo precisa ser verificado e comprovado.

Pensando nisso, trouxemos para os leitores, algumas dicas e alertas:

1 – Pesquisar o preço dos produtos que deseja comprar antes do período da “Black Friday” para que possa avaliar a variação do preço promocional e se os descontos ofertados valem a pena. Existem sites que fazem essa comparação como o Zoom.

www.natura.com.br/consultoria/soniamachado

2 – Consultar as lojas virtuais que aderiram ao Selo Black Friday Legal, que é concedido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), e informa as empresas que se comprometeram a respeitar o consumidor, com ofertas reais, e foram aprovadas no processo de avaliação da entidade. 

3 – Pesquisar no site da empresa informações básicas, tais como, nome empresarial, CNPJ/CPF, endereço físico e eletrônico e outras informações que facilitem o contato com o fornecedor. Consultar a Receita Federal, também é uma boa dica.

4 – Identificar a segurança do site da loja virtual, se possui conexões seguras para proteção dos dados do consumidor. Verificar a presença do “https” no início do endereço eletrônico, e a presença do cadeado ativado indicando que o site é seguro.

5 – Se informar sobre idoneidade da empresa, é importante.  A internet oferece ferramentas para a busca. Saber sobre entregas, preços e qualidade dos produtos recebidos. As experiências de amigos e familiares sobre o modo de atuação da empresa, também ajudam.

6 – Fornecer os dados bancários apenas a sites que possuam certificado de segurança. Evitar pagamentos ou compras por meio de computadores de terceiros ou redes Wi-Fi públicas.

7 – Não abrir links enviados por e-mail não solicitado que levam a sites fraudulentos ou a instalação de malware nos computadores ou dispositivos móveis. O malware é um programa ´impostor´ que causa danos, alterações ou roubo de informações.

8 – Não comprar por impulso e evitar o super endividamento na aquisição de qualquer produto.

9 – Se desistir da compra, pode fazê-lo, sem nenhum ônus, no prazo de sete dias corridos, a contar da data do recebimento do produto.

10 – Guardar todos os registros de compra, notas fiscais, e-mails, protocolos de atendimento, códigos de localização, prints de tela, oferta, e tudo que comprove o negócio.

Boas compras!

Esta é uma loja física que está instalada no Guará há aproximadamente uma década

*Ildecer Amorim é advogada especialista em direito do consumidor

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

1

━ Relacionadas

Sabadão do Forró anima a Casa do Cantador de Ceilândia gratuitamente

A cultura nordestina atrai forrozeiros de todas as idades com uma experiência imersiva no ritmo, patrimônio cultural do Brasil Neste sábado, 27 de julho, o...

É Lei: atividades com pipas devem acontecer em áreas abertas com pelo menos 500 m2

Está em vigor a Lei nº 7.469, de 2024, que proíbe o uso, a posse, a fabricação e a comercialização de produtos com a finalidade...

Investimento de R$ 17 milhões leva infraestrutura urbana a novas quadras do Guará II

Setor composto pelas QEs 38, 44, 48, 50, 52, 54, 56 e 58 ganhou drenagem pluvial, pavimentação, estacionamentos e sinalização viária Durante muito tempo, a...

Concurso de gostosuras guaraenses vai ser show de delícias para nós!

Você possui um talento especial na cozinha e tem aquele prato que sempre prepara bastante porque todo mundo gosta? Então não perca a oportunidade...

Fluminense: Magia de uma torcida

Por Raimundo Ribeiro O Fluminense recebeu o Palmeiras num maracanã com mais de 50 mil torcedores, e com menos de 1 minuto mostra o cartão...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido