Por Cristiane Félix
A depressão é um estado negativo de humor que resulta em tristeza e perca de prazer ao realizar atividades de vida diária, ela pode apresentar alterações cognitivas, motoras e somáticas. Ao realizar atividades de vida diária, ela pode apresentar alterações cognitivas, motoras e somáticas.
A cultura chinesa há milênios estuda e trata o corpo através dos meridianos, que são pontos de energia espalhados por todo o corpo onde se localizam canais de energia. Deste modo a auriculoterapia se baseia nesses pontos no pavilhão auricular, que por sua vez, já foi comprovado cientificamente que libera endorfinas e outros neurotransmissores, reduzindo a dor e combatendo doenças.
A acupuntura é uma técnica oriental e seus princípios se baseiam na energia vital, Qi, que está distribuída pelo corpo, e seus aspectos antagônicos, Yin e Yang. Os chineses creem que qualquer pequeno desequilíbrio que ocorra nessas forças provocaria distúrbios físicos e psicológicos.
Acupuntura e a Psicologia juntas podem contribuir significativamente com o processo de promoção da saúde, tendo em vista uma atuação multidisciplinar. Com o objetivo de refletir como a Acupuntura pode auxiliar o tratamento da depressão, uma formação que busque articular essas duas áreas não somente beneficia o psicólogo na obtenção sucesso terapêutico, como também auxilia alcançar uma integração do corpo e da mente.
A auriculoterapia tem sido utilizada para condições de desequilíbrio emocional com resultados positivos em estudos sobre estresse, ansiedade e controle de sintomas de abstinência em drogados. Há evidências de que a estimulação de pontos auriculares pode ativar pequenas fibras nervosas mielinizadas que enviam impulsos para a coluna espinal, cérebro, pituitária e hipotálamo, causando liberação de endorfinas no sangue.
Os fatores comuns em todos esses tipos de transtornos são: a tristeza, vazio, irritabilidade, acompanhado de mudanças somáticas ou cognitivas que afetam significativamente a capacidade de funcionamento normal do indivíduo.
A auriculoterapia conseguiu reduzir em 68,8% os sintomas de depressão.
Comprovadamente a Auriculoterapia contribui para a melhora desse mal do século.
Depressão não é frescura, e leva ao suicídio, quem quer se matar, não quer matar a própria vida, quer matar a dor que sente dentro de si. Fale sobre o que sente, busque ajuda, faça terapia. Não se importe com o que vão pensar. Peça ajuda!
Faça Auriculoterapia! E alivie suas dores!
- Terapêuta e acunpunturista
(61) 99349- 8676
Socorro imediato:
Centro de Valorização da Vida-CVV : 188
Região Centro-Oeste
CVV GASS BRASÍLIA/ASA NORTE/ DF
Igreja de São Miguel Arcanjo e Santo Expedito EQN 303/304, Asa Norte
(atrás da Escola Parque 303/304 Norte) Brasília – DF
Reuniões na última quinta-feira do mês, das 18h45 as 20h45