Guará de olho no PDOT e suas consequências para o futuro da cidade

0
1078

Cristiano Monteiro

Guará de olho no PDOT que é o macro zoneamento no DF, ou seja, o PDOT diz quais áreas do DF são passíveis de adensamento populacional ou não.

O Plano Diretor de Ordenamento Territorial impacta diretamente na qualidade de vida da população Guaraense, e determina o ordenamento territorial das áreas urbanas, e rurais. Na cidade temos poucas áreas verdes, o adensamento já está quase no limite com surgimento de novas quadras comerciais e residenciais.

Uma boa oportunidade para participação popular, o prazo que seria até fim de agosto foi prorrogado para dia 20 de Setembro, O PDOT é a lei mais importante para cidade, e determina quais as áreas Ambientais devem ser preservadas e protegidas, apesar de não possuirmos praticamente áreas rurais, temos áreas biodiversas de alta relevância como a REBIO do Guará, os parques que já sofreram muita pressão e impacto direto ao longo dos anos.

No flagrante das fotos de Simone Vaz podemos perceber o quanto nossa cidade depende da nossa participação para continuar a crescer sem perder a qualidade de vida de seus moradores

A minuta a ser criada reforça o conceito de que a cidade deve ser planejada e ordenada de forma integrada e sistêmica, considerando-se os aspectos ambientais, urbanísticos, fundiários e sociais em sua totalidade. Consideram ainda que o processo de regularização fundiária. É de suma importância a situação dos assentamentos irregulares passíveis ou não de regularização de acordo com às conformações legais, sendo de fundamental relevância, a implantação da urbanização de modo a garantir a integração social e espacial da população na cidade, possibilitando que ela se desenvolva, cumprindo a função sócio ambiental da propriedade urbana e mantendo o meio ambiente ecologicamente equilibrado

Quem pode participar:

  • Entidades de Classe
  • Movimentos Sociais
  • Cooperativas
  • Associações
  • Sindicatos
  • Membros do Executivo
  • CLDF
  • Dentre outros…

O mais relevante é a integração do Zoneamento Ecológico Econômico, a (LUOS) Lei de Uso e Ocupação do Solo e acompanhamento, e fiscalização da população em geral. Não fique de fora participe e contribua com as suas sugestões!

Os Eixos temáticos são: Mobilidade; Gestão Social da Terra; Ruralidades; Meio Ambiente e Infraestrutura; Habitação e Regularização; Desenvolvimento Econômico Sustentável e Centralidades.

Existem várias etapas de participação popular. Telefone para informações 32144180

Veja no site da http://www.seduh.df.gov.br/

Cristiano Rodolpho Monteiro, Gestor AmbientalSustainability Consultant

Contato: 98129-1515-OI / 99628-1515 vivo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui