Nem bem foi anunciada, a nota de R$200 já gerou diversas polêmicas.Uma delas gira em torno da figura que irá ornamentar a cédula. O lobo-guará foi escolhido por uma pesquisa feita pelo Banco Central e ficou em terceiro lugar.Agora que chegou sua vez, uma parcela da população quer tirar esta primazia.E você, morador do Guará, vai deixar? água mole em pedra dura,tanto bate até que fura. Tem algum deputado disposto a encarar outro abaixo-assinado reafirmando nossa predileção pelo lobo-guará?
Uma petição pedindo a troca foi criada pelo deputado federal Fred Costa (Patriota-MG) e já possui mais de 70.000 assinaturas. “Não descartamos a relevância do lobo-guará na história e na fauna brasileiras, porém o cachorro vira-lata está mais relacionado ao cotidiano dos brasileiros e, além disso, é presente em todas as regiões do país”, diz o texto do abaixo-assinado.
“A inclusão do vira-lata caramelo na cédula é incentivo não só para a adoção mas também para o controle da espécie”, continua o texto ao justificar a mudança. No Instagram, o deputado ressaltou que a cédula seria uma forma de lembrar da “importância de respeitá-lo, da adoção e contra os maus-tratos.”
Começou com um meme, mas a homenagem ao animal de estimação mais querido do Brasil pode se tornar uma realidade, de certa forma. O Banco Central confirmou ao Estadão que está avaliando uma ação envolvendo o famoso vira-lata caramelo, mas que não pretende substituir o lobo-guará pelo cachorro na nova cédula de 200 reais.
Em resposta ao Estadão, a assessoria do Banco Central confirmou a informação de que está estudando “alguma ação” envolvendo o vira-lata caramelo, mas não deu mais detalhes. Já o lobo-guará seguirá como “elemento ilustrativo” da nova nota.
*Com informações da Revista Exame