Capitais como Rio de Janeiro, Salvador, Manaus, Macapá, Maceió, Roraima e Cuiabá, celebram o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, com feriado estadual para que todos tenham a oportunidade de participar das celebrações da data, que foi instituída em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder negro da época da escravidão no Brasil, que morreu nesta data.
No Distrito Federal, pelo decreto nº 40.440/2020, o dia 20/11/2020, sexta-feira, será ponto facultativo em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra. A programação e as atividades deverão ser todas pela internet devido à pandemia Covid19.
Nesta semana, especialmente pós-eleições, temos algumas vitórias a comemorar. O bom número de representantes negras eleitas para os parlamentos de vereadores no Brasil. Especialmente comemorada, a eleição do prefeito de Cavalcante, Vilmar Kalunga, no estado de Goiás, é uma resgate da resistência do povo Kalunga, descendentes de escravos que se assentaram naquela região, e lá criam seus filhos e tiram seu sustento da terra, em meio a muitas dificuldades.
E continuamos na resistência, ocupando espaços sempre negados e construindo um futuro de igualdade. Salve o povo negro. Que se ama e não aceita mais ser discriminado pela sua cor de pele ou pela raça!!!!!!!!!!!!!!!!!!!