19.5 C
Brasília

INSS amplia prova de vida digital e idosos não precisam ir ao banco

Data:

Compartilhe:

O governo ampliou hoje (23) para mais 5,3 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o projeto piloto que permite fazer a prova de vida anual por meio de aplicativo de celular.

A prova de vida digital é feita por biometria facial e dispensa o comparecimento presencial ao banco em que se recebe o benefício, onde normalmente é feito o procedimento. O projeto piloto foi lançado em agosto e vem sendo expandido desde então.

Para realizar a biometria facial, são usadas as bases de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral. Por esse motivo, o acesso está sendo liberado, no momento, somente para segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor, informou o INSS. 

A prova de vida digital está disponível no aplicativo MeuGov.br, que concentra em um login único diversos serviços do governo. A ferramenta pode ser baixada em celulares com sistema operacional Android ou iOS.

Mais acessível

O INSS já começou a notificar, via SMS e e-mail, os 5,3 milhões de aposentados e pensionistas elegíveis nesta etapa da prova de vida digital. O número é equivalente à quantidade de beneficiários que não fizeram a prova de vida no ano passado, segundo o presidente do órgão, Leonardo Rolim.

“Estamos muito confiantes de que a maior parte da população vai conseguir fazer essa prova de vida de uma maneira simplificada e acessível”, disse Rolim nesta terça-feira (23), em uma transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, no YouTube.

Desde março do ano passado, a exigência da prova de vida anual para o recebimento de benefícios está suspensa em razão da pandemia do novo coronavírus, que dificultou a realização do procedimento presencialmente. A suspensão da obrigatoriedade vem sendo prorrogada desde então.

A previsão do governo é de que a prova de vida, procedimento que tem como objetivo evitar fraudes no pagamento de benefícios, volte a ser obrigatória a partir de maio. Os aposentados e pensionistas, entretanto, são incentivados a já se regularizar.

Para o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, a prova de vida por meio digital facilita o acesso sem prejudicar o controle. “Temos que fazer o controle, até para garantir que estamos pagando corretamente, mas esse controle tem que ser o mais leve, o mais fluído possível”, disse.

O INSS divulgou um passo a passo do procedimento, que pode ser visto no YouTube. O resultado da validação facial pode depois ser consultado no aplicativo Meu INSS.

*Com informações da Agência Brasil de Notícias

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

2
- Publicidade -publicidade
publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Superquadra Viva! oferece um dia de diversão e cultura na 714/15 Norte neste sábado

Proposta é aproximar moradores e comerciantes e promover a ocupação de espaços com alegria Mais uma edição do Ocupa BsB - Superquadra Viva! agita Brasília...

Empresária Gisele Soares é coautora do livro Elas Fazem Acontecer, lançado digitalmente

A empresária Gisele Soares, proprietária da Confeitaria Bocaditos e da inovadora Pirokaria, é uma das coautoras do livro Elas Fazem Acontecer, que estreou nesta última...

Cidade Estrutural recebe programação especial no encerramento do projeto Cultura Popular – Fio da Navalha

Talíz, Seu Manolo e Dani Ribeiro são as atrações artísticas do encerramento do projeto Cultura Popular – Fio da Navalha. Com entrada franca, o...

As Caixeiras Cia. de Bonecas estreiam espetáculo no Teatro da Administração do Guará

Precursoras do Teatro de Lambe-Lambe no DF, as três atrizes da Companhia sobem juntas ao palco para encenar Huevos Revueltos – Um Ato Cênico Exausto,...

Batalha de MCs: Seletivas a todo vapor rumo à grande final que acontece dia 29, no Complexo Cultural de Planaltina

O Complexo Hip-Hop - evento realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) - está movimentando a cena cultural do Distrito Federal...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido