23.5 C
Brasília

Lockdown e toque de recolher por mais mais uma semana, diz Ibaneis Rocha

Data:

Compartilhe:

governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou um decreto, que será publicado em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF) desta sexta-feira (19/3), prorrogando por mais uma semana as medidas de restrição no Distrito Federal, que terminariam na segunda-feira (22/3).

A informação foi repassada pelo secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, em coletiva de imprensa na tarde desta sexta. Segundo ele, o governador planeja flexibilizar, a partir do dia 29, os horários de funcionamento das atividades, com regras para cada setor.

Academias poderão funcionar das 6h às 21h. Já os shoppings e centros comerciais, das 13h às 21h. As alterações, porém, serão promovidas apenas se os índices atualmente registrados reduzirem – como, por exemplo, a taxa de transmissão do coronavírus. “Àqueles que querem que a vida volte ao normal, é fundamental que respeitem as regras”, alertou Gustavo Rocha.

Gustavo Rocha explicou que a flexibilização seguirá critérios específicos. “Se não houver redução das taxas, ele (Ibaneis) pode decidir pela não abertura. É fundamental que se cumpra as regras”, reforçou.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, apontou que está havendo uma redução na taxa de isolamento e isso pode refletir em números.

Para reforçar a fiscalização durante o lockdown, o governador Ibaneis Rocha decidiu convocar auditores. Atualmente, segundo o DF Legal, o percentual de obediência às medidas restritivas varia de 94 a 96%. Até o momento, foram feitas 136 mil vistorias e mais de 4 mil abordagens. Além disso, os agentes aplicaram 137 multas, sendo 13 por não uso de máscaras e 10 por desrespeito ao toque de recolher.

Bolsonaro

O secretário da Casa Civil do DF também comentou o fato de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ter entrado com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando o poder de governadores e prefeitos na imposição de medidas de isolamento social, para tentar frear o contágio pelo novo coronavírus.

“O posicionamento do presidente da República é conhecida por todos. A ação será respondida no STF. O governador tem dito que não tem dúvida sobre a legalidade dos decretos, já que o Supremo se posicionou sobre o tema”, frisou.

Com informações do site Metrópoles

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Ciclistas profissionais de delivery são capacitados para um trânsito mais seguro nas ruas do Distrito Federal

Capacitação faz parte do projeto Juntos Pela Vida e oferece formação para entregadores que utilizam bicicletas no trabalho Com foco na prevenção de acidentes e...

Fábrica de Nuvem chega ao CCBB Brasília promovendo reflexões sobre as mudanças climáticas

Ganhador do troféu de Melhor Espetáculo no 8º Prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças e Jovens do Rio de Janeiro, espetáculo estreia dia 23 de julho...

Festival “1kg de Rock” agita o Riacho Fundo I neste sábado com bandas locais e atração de SP

Olá. Envio sugestão de pauta sobre o Festival 1kg de Rock que acontece neste sábado, 19, no Estacionamento da Administração do Riacho Fundo 1. A...

Espancamento, tráfico de drogas e prisão na QE38 do Guará II por militares do 4º BPM

Por volta das 12h00, da quarta-feira, 16/07, a viatura 3628, enquanto realizava patrulhamento, recebeu do COPOM (190), uma denúncia de possível espancamento no...

Exposição infantil e redes sociais: o cuidado que a infância merece

Por Rúbia Rodrigues Por muito tempo, as memórias da infância ficavam guardadas em álbuns, longe dosolhos do mundo. Hoje, essas imagens circulam nas redes sociais...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido