Por Simone Vaz
Por um mundo melhor para as crianças e adultos em situação de rua!
Um número que assusta. 150 milhões de crianças vivem em situação de rua em todo o mundo.
Dia Internacional das Crianças de Rua, lembrado anualmente em 12 de abril, é necessário para discutir uma situação alarmante, que atinge milhares de crianças em todo o mundo. Ao todo, 150 milhões de crianças vivem em situação de rua. Muitas delas tentam escapar da pobreza extrema, da violência doméstica, de famílias desestruturadas e acabam encontrando, nas ruas, outros problemas como a discriminação e a exploração sexual.
No Brasil, cerca de 24 mil crianças e adolescentes estão vivendo em situação de rua, a maioria são meninos, na faixa etária entre 12 e 15 anos, que estudaram até a 4ª série e tiveram algum desentendimento familiar.
Agora o Guará recebe uma casa que atende crianças acompanhadas de suas mães, com o conforto de um lar todo equipado com quartos, cozinha, área de tv, acompanhamento psicológico para as mães, e monitores para as crianças. É uma casa de passagem que as mãe podem fazer um cadastro e se alojar com seus filhos por um prazo determinado.
No Guará, existem vários movimentos sociais para ajudar quem precisa, um deles é o Varal Solidário uma ideia que se solidificou e existe há dois anos e foi lançado em 24 de setembro de 2019 por mim, e vários parceiros como os Clubes de Serviço : Lions Clube Guará e Rotary Clube; Associação do Pano Colorido, Gerencia de Cultura, Artista Zaqueu. Todos estes parceiros foram essências para a realização do Projeto Varal Solidário, que se localiza na Feira do Guará na Associação do Pano Colorido, um espaço de artesanato e cursos.
FUNCIONA ASSIM ‘’Quem pode ajudar PENDURA a roupa Quem Precisa LEVA. Ação que já ajudou muita gente mais até famílias do Maranhão, como mostra a matéria de lançamento vejam nosso trabalho. http://blogdazuleika.com.br/varal-solidario-na-feira-do-guara/.
Pensando no frio que faz no inverno, com moradores que estão nas ruas dormindo em marquises e praças, sofrendo e precisando de uma ajuda, de uma mão amiga, um olhar caloroso pois estamos de máscaras, só podemos levar o sorriso nos olhos e muito amor no coração. Com o objetivo de levar o mínimo de conforto, estamos arrecadando cobertores e agasalhos, para fazer a entrega nos pontos mapeados pelo projeto Fome Não é Fake liderado por Marilia.
Agora com a Pandemia,buscamos outras alternativas para ajudar quem precisa pois as roupas não podem mais ficar penduradas, não podemos levar o vírus para eles, então as roupas de doação são recebidas em sacolas plásticas e higienizadas, com a entrega selecionada conforme as demandas vão aparecendo.
Outro projeto que surgiu no Guará há 3 meses é o Fome não é Fake que acontece na Prefeitura Comunitária do Guará Park, eles fazem um lindo projeto com os moradores em situaçãode rua, levando comida todas quintas -feiras nas localidades do Guará, Setor Comercial, UnB e Rodoviária do Plano Piloto. Nesta quinta-feira, 15/04/2021, acontecerá a Campanha do Cobertor que será entregue junto com a tradicional sopa ou galinhada. Arrecadamos mantas, roupas de frio e muito amor para estas pessoas que só precisam de um pouco de atenção, são gente como a gente e estão passando fome nas ruas frias de Brasília e de todo o DF.
Quem tem frio tem pressa, abram seus guarda-roupas e tire aquela peça que não utiliza mais, que está em bom estado, e que não utiliza há mais de 1 ano, aquele cobertor que pode ser doado, ou simplesmente pelo fato de querer ajudar doando cobertores novos. Toda ajuda será bem-vinda.
*Simone Vaz é Educadora Ambiental e formada em Recursos Humanos.